Luanda - O Bloco Democrático (BD), considera que o tempo que está a levar os casos dos assassinatos de activistas, é um tempo que por demais preocupa por não parecerem estar a existir concretizações verificáveis do ponto de vista de acusação e pena. Os criminosos devem ser julgados e condenamos e rápidamente! O povo angolano não pode permitir que estes casos caiam no esquecimento!

Fonte: BD

O BD teme que o passar do tempo continue a ser uma técnica para fazer esquecer estes casos levando à ausência de justiça.

O caso de Isaías Cassule e Alves Kamulingue, as famílias continuam preocupadas, sem os corpos. A recente indicação de que o julgamento só começará daqui a 3 meses e o até agora não explicado afastamento do caso de alguns dos individuos inicialmente indicados pelo crime dos dois activistas são motivos para preocupação. A PGR entregou às famílias casas na zona do Zango, mas as famílias foram claras em afirmar que as casas não é o que lehs traz os amados de volta, exigem justiça!

O caso de Manuel Hilbert Ganga, membro assassinado da CASA-CE, é ainda mais preocupante, pois até hoje, nem sequer parece ter sido iniciado inquérito.

Recorde-se que o Bloco Democrático, pela voz do seu presidente, Justino Pinto de Andrade, ainda em 2013, disse à Voz da América que o Presidente da República devia ordenar um inquérito sério e urgente sobre o caso se quiser limpar a imagem do seu governo. Até hoje, nada!

Cidadão é morto a tiro por elementos da Guarda Presidencial no passado dia 23 de Novembro de 2013, com testemunhas e nada acontece em termos de justiça… é gravíssimo! Como pode a família de Ganga descansar em paz?

A denúncia do Conselho de Coordenação dos Direitos Humanos (CCDH), face ao desaparecimento de dois outros cidadãos de seus nomes, Cláudio António Quiri e Bento Adilson Penelas Gregório, é mais uma causa de preocupação para o BD. Os dois últimos cidadãos encontram-se desaparecidos desde Maio, segundo informações dadas pelo vice-presidente do CCDH, Lauriano Paulo.

Num Estado de direito, os cidadãos não podem desaparecer e os casos de comprovado assassinato não podem ficar sem que a justiça seja feita!

O Bloco Democrático exige celeridade e rigor na resolução desses casos!
O Bloco Democrático volta a exigir que se abra inquérito e processo judicial pela morte de Manuel Hilbert Ganga!

Não nos iremos esquecer! Angolano ajuda angolano juntos com liberdade, modernidade e cidadania!

Luanda aos 8 de Abril de 2014

Gabinete Permanente