Ndalatando - O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, exortou nesta segunda-feira, em Ndalatando, Cuanza Norte, a juventude a encarar a paz como uma riqueza "ímpar" que precisa de ser cuidada, acarinhada e preservada.

Fonte: Angop
Ao intervir no acto político central alusivo ao 14 de Abril (Dia da Juventude Angolana), referiu que os jovens têm a responsabilidade de fazer sentir e viver na prática a paz, através das suas acções e transmiti-la às futuras gerações.

Gonçalves Muandumba sublinhou que a paz se constrói todos os dias com o trabalho, acções e bons exemplos da juventude, que deve agir com responsabilidade e bom censo.

Segundo o governante, o alcance deste desiderato passa pela eficácia dos jovens, que devem ter um conhecimento não afastado da realidade.

Para o ministro da Juventude, "só com o saber-fazer, bem - estar  a juventude poderá obter excelentes perspectivas de um futuro radiante, estar em condições de conseguir um emprego e ser útil à sociedade".

Enalteceu o papel das associações juvenis na educação da juventude, considerando uma experiência louvável,  e saudou a parceria com o governo particularmente no trabalho desenvolvido em relação às questões do género, HIV/SIDA, educação sexual e reprodutiva, entre outros, parceria "que vai continuar, mas só ganha expressão com jovens responsáveis, com práticas e comportamentos considerados éticos e seguros", afirmou.

Durante o acto, presenciado pelo governador do Cuanza Norte, Henrique André Júnior, membros do governo da província e distintos convidados, foi lida uma mensagem da juventude, na qual se ressalta o empenho do Executivo na satisfação dos anseios dos jovens e os ganhos alcançados por esta franja da sociedade durante os 12 anos de paz.

O evento, que decorreu sob o lema "Juventude o futuro está nas nossas mãos", contou ainda com a assistência de membros de organizações juvenis de partidos políticos e forças religiosas.

A efeméride foi instituída pela a Assembleia Nacional, em 2010, como Data de Celebração Nacional, em memória ao herói de guerra, José Mendes de Carvalho, mais conhecido por Hoji-ya-Henda, morto em combate a 14 de Abril de 1968, no Moxico, durante um assalto ao quartel de Karipande, do exército colonial português.

Jovens chamados a respeitar instituições democraticamente eleitas

A juventude de Luanda foi segunda-feira, na municipalidade de Icolo e Bengo, chamada a observar cada vez mais o respeito às Instituições do Estado democraticamente eleitas, no âmbito das celebrações do Dia da Juventude (14 de Abril), assinalado em todo país.

O apelo foi feito pelo vice-governador para esfera política e social de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, quando procedia o discurso de encerramento das jornadas referentes ao dia da juventude angolana,

Segundo o dirigente, os valores morais e cívicos devem ser cada vez mais transmitidos e recuperados, a juventude deve respeitar os mais velhos e as instituições do Estado.

Adiantou que o Plano Nacional da Juventude 2014 a 2017 constitui um instrumento que acomoda as políticas públicas integradas para a massa juvenil e que as instituições nos seus variados níveis irão fazer a sua apresentação.

“Este instrumento importante reafirma o compromisso que o Executivo angolano possui para a Juventude", explicou, acrescentando que a juventude sempre esteve presente percurso histórico do país, desde os primórdios da luta de libertação nacional, na conquista da paz, da reconciliação e da reconstrução do país.

Participaram do acto líderes da juventude de vários partidos políticos, associações juvenis, autoridades tradicionais e religiosas membros das FAA e da Polícia Nacional.