Uíge - O governador provincial do Uíge, Paulo pombolo, reiterou na segunda-feira, em Maquela do Zombo, 310 quilometros a norte da cidade, o compromisso do Executivo de continuar a apoiar as iniciativas da juventude, com vista ao seu bem-estar e das suas famílias.

Fonte: Angop
"Precisamos de uma juventude bem formada e preparada para os desafios do momento e do futuro", disse o governante ao interveir no acto que marcou as celebrações do Dia da Juventude Angolana ( 14 de Abril).

Paulo Pombolo referiu também que a reconstrução de Angola e o seu desenvolvimento repousam na juventude.  "Pedimos a população e em particular à juventude para que continue a acreditar no Executivo angolano sabiamente liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos  Santos", afirmou.

O governador apelou igualmente à população para que esteja vigilante, reforçando o controlo e a higiene para evitar que a fébre hemorrágica (ebola), em proliferação em alguns países do norte de África, penetre no país, já que Angola possui uma larga fronteira com outros países do norte.

Êxito da realização do Censo

Por outro lado, o governador Paulo Pombolo instou a população a contribuir para o êxito da realização do Censo Geral da População e Habitação (CGPH), que se realizará de 16 a 31 de Maio deste ano, em todo pais.

Pombolo pediu à população que participe "desta grandiosa tarefa que vai permitir ao Governo angolano planificar com realismo as acções que visam a melhoria das condições sociais básicas das populações".

"Apelamos a todos para que participem nessa tarefa", solicitou o governante, que falou também sobre os programas ligados à juventude no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento para o período 2014/2017, salientando que sectores como emprego, formação, habitação social, são assegurados como tarefas primordiais para melhorar as condições de vida da juventude.

Por outro lado, colocou a primeira pedra para a construção de uma escola do segundo cíclo do ensino secundário com 24 salas, com capacidade para albergar mil e 680 alunos em dois turnos, assim como para a construção de um centro profissional.

O fronteiriço município de Maquela do Zombo, dista 310 quilómetros,  a norte da cidade do Uíge, possui uma população estimada em mais de 500 mil habitantes, distribuídas em quatro Comunas, (Kibocolo, Beu, Sacandica e Kuilo Futa).