Luanda – É com muita tristeza que rendemos hoje, a nossa última homenagem, a esta grande personalidade da história de Angola, que em vida se chamou   Sebastião Sapuile Veloso.

Fonte: Club-k.net
Estamos certos de que a todos surpreendeu a triste notícia da sua morte precoce, deste homem que aqui repousa, considerado um dos melhores filhos de Angola, veterano da pátria e combatente da liberdade, que soube, em todas as circunstâncias da sua vida, defender a causa dos povos mais oprimidos do nosso país.  

O Dr. Veloso foi um daqueles angolanos que desde muito cedo descobriu a causa a defender em prol das populações do nosso país.

Em 1992 mereceu a confiança do povo. Foi eleito deputado à Assembleia Nacional pela lista da UNITA e em 2004 foi indicado pela UNITA para o cargo de Ministro da Saúde do Governo de Unidade e de Reconciliação Nacional.

Desempenhou com distinção   este cargo e, ganhou, entre os angolanos, a alcunha de Ministro do Povo, pela forma exemplar e dedicada com que se envolvia na busca de soluções de problemas que afectavam o sector da saúde.

A nota de condolências da Direcção da UNITA divulgada logo após a noticia da sua morte enfatiza as suas qualidades como “militante dedicado e dirigente destacado, invulgar e desinteressado“ que soube sempre cumprir com zelo, com dedicação e competência todas as funções em que se viu investido, tanto no Partido, como nos órgãos do Estado. A sua morte precoce representa uma perda  irreparável para o Partido e para o País.

No cumprimento da sua missão, o Dr. Veloso deixa-nos como legado, exemplos de coragem, exemplos de coerência e de fidelidade aos princípios que norteiam a UNITA desde a sua fundação.  

Nunca vacilou em momento algum. Profundamente religioso, fez um bom combate politico e chegou hoje ao fim da sua caminhada com o espírito de missão cumprida.

Conduziu sempre a sua acção com muita objectividade, com grande sentido de profissionalismo e com a simplicidade de que lhe era conhecida, na base da sua peculiar coerência intelectual que sempre lhe caraterizaram na abordagem das grandes questões nacionais e dos problemas do quotidiano dos angolanos em geral.

O seu forte espírito de solidariedade, a sua firmeza e frontalidade e a sua permanente preocupação em dar solução as necessidades humanas farão da memória do Dr. Veloso, uma importante referência na história de Angola e da UNITA em particular.

Não temos dúvidas de que o Dr. Veloso foi um dos melhores Ministros da Saúde que Angola conheceu no seu tempo.

E como Ministro da Saúde, o Doutor Veloso notabilizou-se pelo seu contributo excepcional na defesa dos interesses dos angolanos mais necessitados: soube sempre aliar a teoria à prática, realizando, e assim nos habituou, visitas, muitas vezes não anunciadas e as altas horas da noite, a unidades hospitalares da cidade de Luanda e do país em geral, sempre, mas sempre em nome do interesse colectivo dos angolanos mais necessitados.

O Dr. Veloso soube cumpriu com o Juramento do patrono da medicina  e a partir de regras e  de lições ensinou o conhecimento global da medicina aos alunos do Instituto Médio de Saúde na cidade do Kuito.

Vamos recordar uma passagem dos seus vários pronunciamentos feitos à imprensa, em 2007, em Luanda, quando já era facto a sua exoneração do cargo de titular da pasta da saúde de Angola.

Citamos: «Fiquei surpreendido quando me disseram que a ressonância magnética também não poderia ser montada, o aparelho já está no país, está num hospital, gastamos dinheiro do nosso petróleo para deixa-lo estragar-se», afirmou época.

Num outro extracto das suas declarações  feitas com realismo viria a exprimir o desejo de que Angola, com os recursos que tem, devia proporcionar melhores condições às suas populações, em matéria de saúde.

Citamos: «A mim custa-me muito, quando comparo Angola com Moçambique, um país pobre, sem grandes recursos, mas com um sistema de saúde muito melhor; a taxa de mortalidade infantil em Angola é das piores e Moçambique está na posição 63, numa escala de 194 países.

Veja, - disse na altura - Moçambique tem 600 médicos, Angola tem o dobro, mas o nosso sistema de saúde é pior».

Numa outra entrevista concedida em 2007 ao Jornal Angolense, o Dr. Veloso explicou o seu inconformismo perante o esbanjamento do dinheiro público, quando disse:

Citamos. «Mas já entendi que isso não é problema para muitos, encontrei no Hospital de Reabilitação Física, onze contentores cheios de material que se estragou. Entendi que para algumas pessoas gastar avultadas somas e estragar o produto adquirido não é problema”

Perante estes depoimentos, resta-nos simplesmente reconhecer que a UNITA e o país perderam um grande profissional, perdemos um homem justo que amava profundamente Angola e os angolanos e que se preocupava sempre com o seu bem-estar e a sua felicidade.  

O seu exemplo deve ser seguido, sobretudo pelas novas gerações, (1) na dedicação, na coragem e entrega ao trabalho; 2(º) no profissionalismo; e (3º)  na persistência pela defesa dos princípios e dos valores da africanidade.

Nesta hora de dor e de luto, em que vemos partir para sempre este homem que deu o seu melhor de si para salvar vidas, curvamo-nos perante a sua memória e endereçamos a família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar, na certeza de que a pátria angolana saberá reconhecer e eternizar os seus feitos. Que a sua alma descanse em paz.