Eu lamento, bastante as vezes, fico a ler, muitos comentarios, como especie de *criticas* ao regime, ou por outros aspectos relacionados sobre Angola , os cometaristas, fogem, os conteudos, ou temas, dos artigos, demonstram-se totalmente, fora   dos principios basicos, que é o civismo. A Democracia construe-se com homens lucidos, patriotas de carismo, com talentos de grandes prestigios. Angola precisa de todos, e a Democracia deve-se erguer, nos padrões de aprendermos a viver no presente, afastando para sempre longe da   sociedade angolana, o odio, todos juntos , vamos ao encontro da felicidade e tranquilidade.

A cidadania, e a Democracia, perde o equilibrio, quando ficamos presos nos velhos padrões de pensamentos, emoções, sentimentos do passado ou ficamos alimentando  expectativas pelo futuro.

    Para aprendermos a viver , o momento presente, é importante percebermos, o que estamos pensando. Pois é essencial, que precisamos de observarmos, a nossa realidade, a nossa mente, para sermos os testemunhos dos nossos sentimentos, sejam eles patriotas ou não.

Eu sei, que muitos   angolanos da  Diaspora, por   esta ou qualquer razão, vivem com toda negatividade é causada pela negação do presente. A ansiedade, o estresse, a preocupação, todos os tipos de medo são causados por pensa rem no  excesso do futuro   e por não estar a lidar-se, com a realidade de Angola de hoje. Concerteza   os sentimentos de  culpar, a nossa Angola é reflexão, da tristeza, arrependimentos, amargura, incapacidade de perdoar, o passado triste que é de todos angolanos, causada na éufuria da Independência, que constitue o excesso do passado   que é um  inimigo da Democracia em   todas latitudes duma jovem Nação como Angola.

Em todos Paises do Mundo houve estes transformações que podemos chamar de transitorias.

E vamos , aproveitarmos das transições que foram –se oprando , ao longo dos tempos, acredito que os angolanos têm esta peculiar de bravura, e atingiremos os tais supostos  do crescimento e da evolução da nossa sociedade, assim como o progresso social, e economico. Pois   todas tranformações que podemos faz er para ajudarmos a melhorar, a nossa Terra que é Angola, esta na responsabilidade de todos angolanos, e não é apenas dos Angolanos que estão no interior, mas também é dos angolanos que se encontram no exterior. O presente tem todo poder e a força se nos libertarmos das sequelas antagonicas do passado, ergueremos uma Angola, onde cada angolano tera uma tranquilidade e felicidade.

        Para terminar, pedimos aos comentaristas sejam mais ponderantes em fazer os comentario exemplares e com dignidade, de forma que sejamos a esperança da Nação e dos Angolanos,  depositando  em Diaspora os méritos , para o futuro de Angola, levando conosco as experiências adquiridas no exterior em beneficio do Pais. O nosso exemplo saudavel, é o espelho para uma valia na sociedade angolana, e dignificara também a Democracia vivida, durante os anos no exterior.

                              Para todos, anseio-vos   *BOAS   FESTAS,   E   FELIZ   NATAL*

                                *BOAS   ENTRADAS   DO  ANO  NOVO* 2009*                                                                           

                                                                          Antwerpen, aos  13/12/2008

                                                                                                      Manuel      Caetano
Fonte: Club-k.net