Lisboa - Novo ano, novos membros e novas ideias. Talvez seja por este motivo que o ministro da Hotelaria e Turismo de Angola, Pedro Mutindi, exonerou recentemente dezenas de responsáveis do seu pelouro dentre os quais, Alfredo Manuel Varo Kaputo que ocupava o cargo de secretário geral (através do Despacho n.º 907/14).

Fonte: Club-k.net
Antes da sua exoneração, Alfredo Kaputo que foi nomeado há escassos meses pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para o cargo de Secretário do Estado do Turismo, acumulava os dois cargos, mesmo após a sua nomeação. Assim sendo, para o seu antigo posto passou a ser ocupado por King Júnior, que até então era assessor do ministro Pedro Mutindi.

No despacho n.º 902/14, o titular da pasta da Hotelaria e Turismo primeiro exonerou Mutsiau Destino Alexandre do cargo de Chefe do Departamento de Produtos Turísticos da direcção das Actividades Turísticas, e, posteriormente, nomeiou (através do Despacho n.º 924/14) Avelina Massamba Simão para o cargo.

Jorge Manuel Calado foi exonerado (pelo ministro) do cargo de Chefe do Centro de Documentação e Informação, através Despacho n.º 903/14. Neste posto Mutindi nomeiou Maria Luzia Gomes (através do Despacho n.º 921/14) apenas para dirigir a Secção de Informação do Centro de Documentação e Informação.

Amélia Cecília Carlos Cazalma, directora do Gabinete de Intercâmbio Internacional também foi exonerada (Despacho n.º 904/14). Neste cargo o titular da pasta nomeiou  Rosa António Gomes Cruz (através do Despacho n.º 913/14).

No Departamento de Marketing e Promoção da Direcção Nacional de Actividades Turísticas, Debora Tatiana de Almeida Matoso substituiu (Despacho n.º 929/14) Avelina Massamba Simão Máquina, exonerada através do Despacho n.º 905/14. Debora está apenas como chefe secção.

Através do Despacho n.º 906/14, o ministro exonerou Domingos Luís da Silva do cargo de Chefe de Serviços do Departamento de Assistência Técnica. Não foi, de momento, indicado alguém para está área. Mas sabe-se que o ministro Mutindi nomeiou – de acordo com o Despacho n.º 911/14 – Elizabeth Lúcia da Conceição Afonso como sua consultora para a Área Técnica.

Outras exonerações:  

- António dos Prazeres Francisco Carlos exonerado do cargo de Chefe de Secção de Relações Laborais (Despacho n.º 908/14);
- Rosa António Gomes Cruz exonerada do cargo de Directora Geral do Instituto do Fomento Turístico (Despacho n.º 909/14).
- Teresa Lopes exonerada do cargo de Chefe de Secção de Gestão do Pessoal, Cadastro e Ficheiro do Departamento de Recursos Humanos (Despacho n.º 910/14).
 
Nomeações:

- O ministro nomeiou Cláudio Salomão para o cargo de Consultor do Secretário de Estado da Hotelaria e Turismo (Despacho n.º 912/14) e Miraldina de Almeida Vazio para o cargo de Directora de Gabinete do Secretário de Estado da Hotelaria e Turismo (Despacho n.º 914/14). Enquanto que Altino Waldemar Feca Mulangui é nomeado director do Gabinete do Secretário de Estado do Turismo (Despacho n.º 926/14).

- Já nos Despachos n.ºs 915 e 916/14, são nomeados António Manuel como Chefe de Repartição de Expediente Geral e Domingos Luís da Silva para dirigir o Departamento de Gestão por Competência e Desenvolvimento de Carreiras do Gabinete de Recursos Humanos.

- Nos Despachos n.ºs 917 e 918/14 foram nomeados Fernando Ludgeiro da Silva Diogo para o cargo de Chefe de Secção do Ordenamento Turístico da Direcção Nacional do Ordenamento, e Claudina Stella Ipanga para o cargo de Directora Nacional do Gabinete dos Recursos Humanos.

- Despachos n.ºs 919 e 920/14, foram igualmente nomeados António dos Prazeres Francisco Carlos para o cargo de Chefe do Departamento de Arquivo, Registo e Gestão de Dados do Gabinete de Recursos Humanos, e Beatriz Helena Gomes para o cargo de Chefe de Secção do Protocolo e Relações Públicas deste Ministério.

- Despachos n.ºs 922 e 923/14, Teresa Lopes está dirigir o Departamento de Formação e Avaliação de Desempenho do Gabinete de Recursos Humanos, e Amélia Cecília Carlos Cazalma é actualmente Coordenadora Executiva do Projecto KAZA pela componente angolana afecto a este Ministério.

- Despachos n.ºs 924 e 925/14, Avelina Massamba Simão agora é Chefe do Departamento de Produtos Turístico da Direcção das Actividades Turísticas. Enquanto Gaspar Barreto Fonseca Bernardo é o novo chefe de Secção de Programas e Projectos, do Departamento de Desenvolvimento Turístico da Direcção Nacional do Ordenamento Turístico.

- Despachos n.ºs 927 e 928/14, foram nomeados Joaquim Celestino para o cargo de Chefe de Departamento de Administração e Gestão do Orçamento, e Elizabeth Mendes Pereira para o cargo de Chefe do Departamento Técnico de Acompanhamento de Animação Turística da Direcção Nacional das Actividades Turísticas.