Toronto - Como é do conhecimento público, a 4 de Abril do ano corrente, os angolanos celebraram o 12 aniversário da Paz, tendo sido comemorada com diferentes actividades, políticas e sociais, tanto no pais como no exterior. Porem, ao  que a nossa diáspora diz respeito, os cristãos angolanos Membros de diferentes denominações eclesiásticas celebrarão  a efeméride com mais um Culto a favor de Angola, a ter lugar no dia 10 de Maio, pelas 17:00 pm na Igreja “Nouvelle Alliance”, de acordo com a foto em anexo, ao que convidamos à todos quantos poderemos dar o prazer da sua comparência, e se possível  munidos de  suas Bíblias!


Fonte: Fernando Mendes

De recordar, temos desenvolvido esta actividade na província do Ontário, Canada,  voluntaria e esporadicamente, em Igrejas  crista onde há angolanos,  já  lá  vão vários anos,  honrando-os  com a nossa presença, e exortando-os pela autoridade que há no nome do nosso Senhor Jesus Cristo, Autor e Consumador da nossa fé.   Se for racional o perfil espiritual e inteligência emocional de Pascal's Wager, concordaremos que Jesus Cristo  é o expoente da civilização moderna,  fonte  da vida eterna, assim como Israel é a bússola da II Vinda de Cristo.  Na sua apologia pseudo-artista, aquele Matemático e filósofo do século XVIII, em vida achou por bem reconhecer  e aceitar Jesus como Filho de Deus, seu Senhor e Salvador.  Segundo ele, se houver vida após morte, com Ele encontrar-se-á, na qualidade de fonte da vida  eterna, nada perdendo então, se após morte não houver vida.


Outrossim, nos cremos que a paz em Angola é fruto de oração! Por isso, devemos continuar a orar para a sua consolidação!.


Obviamente, a paz é motivo de alegria e festa, mas tudo moderadamente.  Alias, nos os angolanos, a maior parte, também não temos tanto assim para premeditadamente exagerarmos, na atitude epicúria, “Comamos e bebamos que amanha morreremos”, isto por um lado. Por outro, fazendo  jus a nossa inteligência cristalizada, nos os cristãos angolanos lembramo-nos bem pelas consequências hedónicas quanto a forma com que Noé celebrou a paz após o dilúvio... De facto, para nos os angolanos, de coração e gema, um mufete. ou  um funje de mwambo,  a sombra da mulembeira,  com as mãos, regada  de maruvo fresco da cabaça, já é um grande banquete!    Isto é suficiente para acordarmos bem dispostos , prontos a mais uma semana de labuta, tanto no campo   como na cidade. Sobre a terra, as guerras vêem do nada,  quanto menos se espera, ou quando nos acomodamos. Acredito que  apesar da paz, as nossas Forcas Armadas não se acomodam nem um micro segundo!


Então, porque é que nos os cristãos nos vamos acomodar? Embora “a nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue”, mas contra poetastes, principados, hostes espirituais nos lugares celestiais,  cumpramos continuamente com a nossa função  manifesta que é orar, “orar sem cessar”. A par das nossas Forcas Armadas, somos pela oração e acção, na analogia de Neemias. Não menos importante, as  implicações proféticas das nossas  orações tem em conta que “o leão anda em nosso devedor para nos tragar”,  mas também tendo em conta o sincretismo religioso de que  o nosso pais se tornou “vitima”, nos últimos dois lustros, podendo resultar  em caos espiritual e não só, não fosse a sabia reacção dos nossos governantes.
 

 


O remanescente de fiéis deve orar sem cessar, porquanto, com aparência de piedade, não são poucos os neófitos, incluindo lideres religiosos levados pelo engodo e concupiscência, agem como lobos vorazes,  enganando e sendo enganados, enquanto outros usam de superstição local e estrangeira sendo tudo isto sinais dos últimos dias,  por um lado, mas por outro, desperta ainda mais o nosso sentimento de amor a Deus e amor a pátria !   Oremos e vigiemos, em Angola, Jesus Cristo é o Príncipe da Paz!