Lisboa – Um relatório do Instituto Internacional de Investigação para a Paz de Estocolmo (SIPRI) revela que a República de Angola é o primeiro da África subsaariana com mais despesas militares (6,1 mil milhões de dólares de despesa) em 2013. Enquanto que a República Federativa do Brasil se encontra no 12.º país do mundo com uma despesa militar de cerca de 31,5 mil milhões de dólares.

Fonte: Club-k/Lusa

De acordo com o relatório "Tendências nas despesas militares mundiais 2013" Angola ultrapassou – pela primeira vez – a República de África do Sul em despesas com Defesa. Com 6,1 mil milhões de dólares de despesa – um aumento de 36% face a 2012 –, Angola é o segundo país do continente africano e o primeiro da África Subsaariana com mais gastos no sector.

Com um aumento de 175% nos gastos militares face a 2004, Angola gastou no ano passado 4,8% do seu PIB em Defesa. É também um dos 23 países que mais do que duplicaram as suas despesas em Defesa naquele período.

Em todos eles, escreve o SIPRI, o aumento dos gastos em Defesa naquele período são maiores do que o crescimento do PIB. “O crescimento económico é um incentivo claro em alguns casos, como a China e Angola, mas outros países aumentaram os gastos militares com base em crescimentos económicos muito mais fracos”, pode ler-se no texto.

Ainda no seu relatório "Tendências nas despesas militares mundiais 2013", a organização, um instituto internacional independente que investiga conflitos, armamento, controlo de armas e desarmamento, conclui que a despesa militar caiu 1,9% em todo o mundo entre 2012 e 2013, para 1,747 biliões de dólares.

"Foi o segundo ano consecutivo em que as despesas caíram e a taxa de diminuição foi maior do que os 0,4% de 2012", pode ler-se no relatório, recentemente divulgado.

 No entanto, a queda resulta da diminuição nos países do Ocidente, em particular dos EUA, registando-se aumentos em todas as outras regiões. “De facto, as despesas militares no resto do mundo, excluindo os EUA, aumentaram 1,8%”, informa o SIPRI.

O índice identifica os 15 maiores gastadores em Defesa em 2013, lista encabeçada pelos EUA (640 mil milhões de dólares), a que se seguem a China e a Rússia, com gastos estimados pelo SIPRI de 188 e 87,8 mil milhões de dólares, respectivamente.

Entre os 15, surge apenas um país lusófono, o Brasil, que gastou 31,5 mil milhões de dólares em despesas militares, o que representa uma queda de 3,9% face a 2012, assim como uma descida na lista, de 10.º para 12.º lugar no último ano. Segundo os dados do SIPRI, a despesa militar do Brasil aumentou 48% entre 2004 e 2013, mas no último ano representava apenas 1,4% do PIB.

O instituto sueco explica que durante a maioria dos anos 2000, a despesa com Defesa aumentou significativamente no Brasil e na Índia, mas desde 2009/10 os gastos estabilizaram ou diminuíram ligeiramente, à medida que o crescimento económico abrandou e que as prioridades mudaram.

Timor-Leste surge também referido como o país da região Ásia/Oceânia com maior queda (12%) nos gastos militares.