Lisboa - O Presidente angolano José Eduardo dos Santos deixa Luanda na próxima segunda feira (28), rumo a capital francesa, Paris, no quadro de uma visita oficial. De acordo com a agenda presidencial, JES deverá se encontrar na terca-feira (29) com o seu homólogo, François Hollande, no Palácio do Eliseu, bem como um encontro com os empresários locais de diferentes sectores de actividade.

Fonte: Club-k.net

Depois de Paris, o Chefe de Estado angolano vai a Roma, devendo ser recebido no próximo dia 2 de Maio pelo Papa Francisco, no Vaticano.

Cancelamento de viagem a Londres

JES que previa deslocar-se a Inglaterra, cancelou a viagem por alegados motivos de desencontro com a agenda da rainha Elizabeth e do Primeiro Ministro,  David Cameron, que o deveriam receber, em Londres.

Na Inglaterra, para além dos encontros com as entidades de Estado, estava previsto a realização de uma conferencia ao qual o Presidente de Angola seria “surpreendido”  com interpelações a cerca da situação dos Direitos Humanos em Angola.

O regime angolano suspeitava inicialmente que o tema sobre os activistas Alves Kamulingue e Isaías Cassule, ambos assassinados pelas  secreta  angolana seriam  o ponto a qual os ingleses iriam  solicitar a JES um  esclarecimento público.

Equipa  de avanço

Encontram-se, a mais de uma semana  em Paris e Italia, um grupo de avanço da segurança presidencial  com a missão de proceder com os preparativos da viagem do estadista angolano. Há poucos dias atrás, Um sub-grupo que se dedica as comunicações procedeu com as condições via satélite para que as actividades do estadistas possam ser transmitidas em directo para a Luanda.

Na segunda-feira, data em que JES deixa Luanda, deverá seguir um outro voo transportando um segundo grupo de apoio as atividades presidenciais.  Um alto funcionário da presidência, José Filipe, devera estar presente.