Manchester - A abertura de um consulado angolano na cidade de Manchester seria o corolário de uma longa luta por parte da comunidade angolana residente nesta cidade. Existem razões de sobra que justificam tal abertura:

Fonte: AAGM

1 - Manchester tem entre sete á dez mil angolanos residentes permanentes.


2 - Ė a segunda economia Britânica com um tamanho económico superior a £46 biliões.


3 - A cidade está localizada entre três grandes metrópoles; Liverpool, Sheffield e Leeds. Estas quatro cidades juntas, têm mais angolanos que Londres e arredores.

4 - O consulado atenderia toda população angolana residente no norte da Inglaterra, Escócia e Midlands.


5 - Os custos associados ao tratamento de documentos em Londres são muito elevados para os angolanos, principalmente porque tem de se fazer duas ou mais viagens para completar todo processo.

E muitas são as vezes em que têm de pernoitar em londres porque não conseguem tratar os documentos na data prevista, quando isto acontece para os que não têm alojamento ou familiares em londres, são obrigados a alugar um quarto de hotel. Os preços de um quarto de hotel em Londres chegam a ser três vezes mais caro que em Manchester.


6 - Quase todos os países com representação diplomática no Reino Unido têm um consulado em Manchester; - até Timor Leste, cuja a comunidade e extremamente inferior a angolana tem um consulado.


7 - Manchester é por excelência uma cidade estudantil, com quatro universidades no centro da cidade, e é também a segunda cidade financeira e tecnológica do Reino Unido.


Estes sete, e outros factores mais do que justificam que haja uma presença oficial do governo de Angola em Manchester. Alias, acredita-se nos circulos que defendem a presença de um consulado angolano em Manchester, haver possibilidades de se explorar muitas oportunidades do interesse do próprio governo angolano.