Luanda - As Instituições de Ensino Superior registam a partir de até 31 de Maio uma interrupção das actividades lectivas, no âmbito da realização do Censo Geral da População e Habitação, informou o Ministério do Ensino Superior.

Fonte: JA
A pausa está inserida no Calendário do Ano Académico 2014, aprovado pelo Decreto Executivo n.º 418/13, de 17 de Dezembro.

As instituições de Ensino Superior estão orientadas a incentivar a participação dos seus estudantes e docentes no processo do Censo.
As mesmas instituições podem realizar actividades extra-curriculares previstas para o período das actividades lectivas a decorrer no decurso do censo populacional, conforme estabelecido no Calendário do Ano Académico 2014.

Aulas de recuperação, cursos intensivos de língua, cursos de iniciação à investigação científica para estudantes, cursos específicos de interesse para cada domínio de formação e realização de actividades de carácter social estão entre as opções.

O Ministério do Ensino Superior adverte que não devem proceder à cobrança de propinas referentes ao mês de Maio, no caso da não realização das actividades extra-curriculares referidas no ponto anterior.Estudantes informados

Estudantes de vários cursos do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da província do Uíge foram informados sobre os procedimentos a serem usados durante o censo em todo o território nacional. A actividade, organizada pela Direcção Provincial da Juventude e Desportos, abordou temas como “O papel dos recenseadores”, “Importância do censo populacional” e “Recolha, tratamento e difusão de todos os dados”.

O director provincial da Juventude e Desportos, Júnior Kudimuena, em representação do governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, disse que o envolvimento da juventude neste processo vai proporcionar bons resultados a nível da população, em termos da informação que está a ser difundida.

O censo geral  da população é um processo para todos os angolanos, cujos objectivos visam trazer melhorias à vida dos cidadãos.

Desde a primeira informação sobre o processo censitário nas zonas de Quimbele e Maquela do Zombo, a juventude esteve sempre presente, demonstrando o seu patriotismo, para o desenvolvimento do trabalho. A última fase dos testes e entrevistas aos candidatos que vão trabalhar no censo está a decorrer.