Lisboa – O general Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, que no circulo presidencial  desempenha as funções de  conselheiro da Casa Militar da Presidência  foi o principal entusiasta nos preparativos da recente  deslocação do Presidente José Eduardo dos Santos  a Europa (França e Itália).

Fonte: Club-k.net

Os preparativos foram precedidos em estrita colaboração  com uma equipa  de avanço que se encontra a mais de uma semana, em Paris, coordenada  por um responsável do aparelho de Segurança Presidencial, identificado por “Filipe”.

Em Luanda, pela parte do general Dino, coube coordenação do voo presidencial, que transportou JES, a esposa, o próprio e mais dois altos funcionários da presidência, José Filipe e José João “Maua”.

Para a delegação integrada por ministro e restantes escoltas presidenciais, que acompanham o estadista angolano, o general Dino fretou,  um segundo avião de bandeira estrangeira para transporta-los (a TAAG foi posta de parte devido a impedimentos em espaço europeu). 

Por imposição da companhia aérea solicitada pelo general Dino,  foi incluído no plano de voo que transportou a delegação de ministros acompanhantes, uma escala de 60 minutos,  pela Argélia, antes de chegar a Paris.

O general Leopoldino do Nascimento foi durante muitos anos o chefe das telecomunicações da presidência tendo sido rendido por um  brigadeiro, Filipe Figueiredo. Desde a sua saída desta área, ele  continua aos dias de hoje a prestar papel relevante junto ao PR, que o transformam numa espécie de “secretario para todos os assuntos”, razão pela qual esta sempre presente nas viagens tanto privadas como de Estado que JES realiza.