Vaticano - O Presidente angolano realizou uma visita oficial ao Vaticano. Angola e a Santa sé preparam-se para celebrar um acordo geral de cooperação.


Fonte: Sapo

O Presidente de Angola cumpriu esta sexta-feira uma visita oficial ao Estado do Vaticano. Segundo a Rádio Vaticano, José Eduardo dos Santos foi recebido pela Papa Francisco às 10h30.


O Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, ofereceu ao Papa Francisco uma estatueta do Pensador, símbolo da cultura angolana, e uma maquete do Santuário da Igreja de Nossa Senhora da Muxima, localizada na província de Luanda.


À margem desta audiência, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoty, afirmou que Angola e a Santa Sé deverão assinar, ainda este ano, um acordo geral de cooperação, apurou a Rádio Nacional de Angola. "Vamos evoluir. Já não se fala muito de Concordata, vamos fazer um acordo normal de cooperação", disse o governante.


O chefe de Estado angolano encontrou-se igualmente com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, que estava acompanhado por Dom Domenique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados.


Segundo o comunicado oficial, durante os encontros, "foram evocadas as boas relações entre a Santa Sé e a República de Angola. Falou-se, de modo particular, do projeto de acordo bilateral relativo ao estatuto jurídico da Igreja Católica no país. Nesse contexto, não se deixou de fazer referência ao importante contributo que a Igreja Católica oferece ao país com as suas instituições de carácter educativo e sanitário".
 

As relações diplomáticas entre Angola e o Estado do Vaticano foram formalizadas em Julho de 1977, com a nomeação do primeiro embaixador junto da Santa Sé, Domingos Quiosa. Por seu lado, o primeiro núncio apostólico em Angola foi o italiano D. Giovanni Angelo Beccio, nomeado pelo Papa João Paulo II em outubro de 2000.