Paris - Emanwell MAYASSI « Patriota Liberal », Representante da CASA-CE em França e Coordenador das Representações na Europa. Prezados compatriotas. Chamo-me Emanwell MAYASSI, também conhecido por Patriota Liberal. Sou filho de David Fundo Mayassi e de Matondo Justina Nguengo. Ambos natural de Maquela do Zombo, província do Uíge, e antigos presos políticos no campo de concentração de São Nicolau (atualmente Bentiaba), na província do Namibe (antigamente Moçamêdes) de 1966 até 1974.


* Patriota Liberal
Fonte: www.sempre-angola.blogspot.com

Alguns dos meus irmãos nasceram neste campo de concentração, onde os meus pais, tios e outros membros de família ficaram presos durante quase 10 anos, fazendo trabalhos forçados simplesmente por terem pedido, agrupados num movimento pacífico, o MDIA (Movimento de Defesa dos Interesses de Angola), à independência de Angola ao colonialista português, no princípio dos anos 60.


Sou atualmente Representante da CASA-CE em França e Coordenador das Representações desta Coligação partidária na Europa.


Quando deixei Angola há 22 anos, tinha menos de 18 anos. O que significa dizer que estou mais tempo na Europa do que em África. Deixei Angola sendo muito jovem. Mas isso não impediu-me ter um coração que palpita por Angola.


Com efeito, desde a minha tenra idade, sempre me importei com a situação sócio-política e económica do nosso país Angola. É raro ver um jovem que cresce longe do seu país natal ter uma paixão profunda por este mesmo país.


Angola é o país do mundo que mais faz o meu coração ter palpites. Não por ser o melhor país do mundo. Porque na realidade, não sejamos chauvinistas, ela não o é.


Na minha jovem existência já tive a oportunidade de visitar quase 20 países do mundo. E posso confirmar que Angola não é o país mais desenvolvido do mundo ; não é o que mais recursos naturais tem ; não é também o que mais lindas paisagens naturais tem ; não é o mais democrático do mundo etc. Na vida há sempre alguém ou algo melhor algures. Mas devemos sempre ser orgulhosos e valorizar o que é nosso. Angola é o que é e nós amamos-a como tal. Mas não queremos que fique assim. Queremos que melhore cada vez mais. E é por isso que estamos a lutar contra todos aqueles que não querem o seu progresso e desenvolvimento real.


Não sei também explicar porque razão amo tanto este país. Em França onde vivo há tantos anos sinto-me muito bem. Poderia esquecer Angola e fazer a minha vida em França ou algures no Ocidente e um dia morrer e ser enterrado lá. Como tem sido o caso de muitos africanos.
Sinceramente, não vejo e nem sei o que Angola tem de especial e que faz com que eu seja apegado a ela.


No entanto, tudo  o que sei é que amo este país. Ele é o meu país de origem. Eu vim de lá. Ela é a terra dos meus antepassados. Apesar de todos os problemas que Angola ainda enfrenta, ela é a nossa terra, nossa mãe. E sempre serei orgulhoso de ser angolano. E por nada no mundo podemos abandoná-la. Devemos lutar até conseguirmos fazer dela o que ela deve ser. É por isso que comprometi-me a dar o meu melhor para que um dia tenhamos a Angola dos nossos sonhos. E por nada no mundo renunciarei a este compromisso com Angola. Nem por 15 000€ e nem por 100 000 000€. E é este compromisso que faz com que esteja sempre do lado daqueles que lutam por uma Angola melhor para todos os seus filhos. E este compromisso caros compatriotas, podem crer-me, é para toda a vida. Sempre estarei do lado dos que lutam pela liberdade, justiça e paz. Porque sou defensor das causas justas !


Quando comecei o meu ativismo em prol dos direitos humanos e liberdades fundamentais aqui na díaspora, escolhi como alcunha « Patriota Liberal ».


Patriota, pelas razões que já expliquei acima. Sou alguém que ama imensamente Angola e o continente africano. Sou um patriota angolano e um pan-africanista.


Liberal, porque sou uma mente livre. Não nasci escravo de ninguém e não aceito ser escravizado ou viver sob a ditadura de quem quer que seja. Mas também porque sou um indivíduo tolerante e generoso. Posso não concordar com as opiniões dos outros, mas não os impeço de exprimi-las. Mas não sou libertino.


Sou também um « anticonformista », mas não anarquista. O meu anticonformismo consiste em não aceitar o inaceitável. Por exemplo, em Angola os do MPLA dizem « este país tem dono ». Esta frase me irrita extremamente. Porque Angola pertence a todos os angolanos e não a um punhado de indivíduos que se acham investidos da missão divina de desgovernar Angola toda vida !


O apelido « Patriota Liberal » representa simplesmente o meu carácter. Descreve a minha personalidade.


Existem pessoas que pensam que o dinheiro é tudo na vida, e que vivem correndo atrás do dinheiro, prestes a cometerem atos repreensíveis apenas para conseguirem algum dinheiro que um dia nem poderão levar consigo nos seus túmulos.


Mas,existem também aqueles que sabem que o dinheiro é apenas um meio que permite resolver certas situações, realizar projetos e viver condignamente, e que de modo nenhum negociarão a sua liberdade de consciência por milhões de euros ou de qualquer outra moeda. E o Patriota Liberal pertence a esta segunda categoria de pessoas.


Conforme muitos  já sabem, o nosso compatriota, o rapper angolano refugiado em França e conhecido por Brigadeiro 10 Pacotes, teceu duras e gravíssimas acusações no Facebook contra a minha pessoa na quarta-feira passada, 30.04.2014.


Na nota publicada na sua página de Internet o Brigadeiro 10 Pacotes disse que eu teria sido corrompido pelos agentes secretos do regime do MPLA com míseros 15 000 euros a fim de sabotar a manifestação que a comunidade angolana preparou em protesto contra a visita do Presidente José Eduardo dos Santos em França (Paris).


O meu código de conduta não me permite tratar dos assuntos privados na praça pública. Mas, a título excecional venho neste espaço repor a verdade dos factos e dizer o que realmente se passou entre o Brigadeiro 10 Pacotes e eu, Patriota Liberal.


Lamento bastante ter de fazê-lo aqui na Internet e sobretudo nas redes sociais. Lamento também ter que enfrentar publicamente alguém que a pouco tempo combatemos lado a lado contra este regime maquiavélico que oprime o nosso povo.


Todos nós temos um adversário comum, que é o maquiavélico regime corrupto do senhor José Eduardo dos Santos. Ao combatermo-nos uns aos outros estamos a ajudar o nosso adversário e a permiti-lo eternizar-se no poder.


A Bíblia diz : « Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado ; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma, não subsistirá. » Divididos nunca conseguiremos derrubar a ditadura eduardista instalada em Angola. Apenas a nossa união nos permitirá vencer o autoritarismo do JES.


Todavia, não tenho escolha. O compatriota foi longe demais. Se eu me calar dirão que as suas mentiras correspondem à verdade. Como se diz, quem se cala consente ! No ano passado acusou-me de aproveitar da sua fama para ser conhecido, mas não dei atenção naquilo. Desta vez, é o meu bom nome que foi caluniado e manchado. A minha honra de homem e pessoa foi humilhada. É meu dever tudo fazer para que o meu nome seja lavado e eu inocentado. Porque a Bíblia ensina-nos que « mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas… » (Provérbios 22 :1). A tradução literal da versão francesa deste versículo seria : « a reputação é preferível do que grandes riquezas ».

 

Assim sendo, compreendam que não possa deixar passar este assunto sem defender-me. Se fosse algo dito a uma pessoa, ou se se tratasse de outro tipo de mentira ou de acusação sem importância, conforme ele já fez no passado contra a minha pessoa, deixaria estar. Mas o bom nome é mais precioso que as grandes riquezas. Então, tenho que lavar o meu bom nome. Porque nas redes sociais já está a circular a minha foto com a palavra « traidor » escrita ao lado. E isto eu não posso suportar.  


Depois de ter tomado conhecimento das acusações do Brigadeiro 10 Pacotes contra mim, dei-lhe 24 horas para que pudesse publicar todas as provas materiais que tem e que me incriminam. Mas como se trata de uma história inventada por ele em momento de pura frustração, não conseguiu apresentá-las. É por isso que aqui estou para relatar os verdadeiros factos e apresentar algumas provas que indicam que estou do lado do povo sofredor de Angola e não do dos corruptos que eu mesmo tenho  denunciado, e do qual o Brigadeiro 10 Pacotes já faz parte desde há alguns anos, por ter sido corrompido pelo MPLA com bens materiais e dinheiro.


O Brigadeiro 10 Pacotes já faz parte do mundo dos corruptos e corrompidos. Assim, não aceito que alguém sem idoneidade moral possa repreender-me. Que deixe esta tarefa a quem tem o nome limpo de qualquer tipo de envolvimento em questões de corrupção !


Se eu também sou corrupto, então que alguém com idoneidade moral, com a autoridade moral possa criticar-me. Mas não aceito de modo nenhum que um corrupto no ativo possa fazê-lo. Que o Brigadeiro 10 Pacotes fique calado !


Juro pela minha honra que tudo que relatarei aqui será a autêntica verdade. Existem várias testemunhas que podem confirmá-lo se forem corajosas e honestas.

Peço a Deus que possa castigar-me se eu contar mentiras neste espaço.


Eis os factos…

N.B. : o presente artigo será publicado em três partes.

Continuação na II parte...