Benguela - O negócio de toda a ração alimentar para os integrantes do censo populacional e habitação foi confiada a uma empresa de Luanda com poucas capacidades logísticas e operativas.

Fonte: Club-k.net

O caso já instalou um mau estar no seio da comissão provincial do censo populacional e habitação que está a receber reclamações no seio dos formadores e formandos por estarem a receber alimentação de baixa qualidade com particular destaque para o queijo deteriorado, tendo já sido registado o caso de integrantes da campanha censitária terem ficado sem alimentação durante o dia.

Entidades que acompanham o caso temem que durante o censo as falhas venham a aumentar em função da débil organização da empresa logística seleccionada a partir de Luanda, o que poderá comprometer a fiabilidade do primeiro censo populacional e habitacional em Angola.

Sem poderem levar o caso a público pelo facto da referida empresa logística ser alegadamente de um tubarão de Luanda, os responsáveis pelo censo local limitam-se a transmitir confiança e correcção imediata para que o sucedido não se repita.

Nos bastidores comenta-se e interroga-se porquê que a logística das províncias têm que vir de Luanda quando, a rede grossista e retalhista de bens alimentares está presente em todo o país bastando para o efeito haver disponibilidade financeira.

O negócio em volta do censo fora dos olhares das polícias por ser um acto político é a explicação que se encontra para as graves falhas logísticas impunes.