Benguela - “A educação ė a ARMA mais poderosa para a transformação de qualquer sociedade”.- Nelson Mandela.

Fonte: Club-k.net

“Povo culto ė povo educado” diz o provérbio, quanto mais educado um povo, mais LIVRE, maior apreço tem por este direito e cuida de livremente dissemina-lo, amplia- lo e valoriza-lo. Nenhum povo ou nação pode reivindicar ‘desenvolvimento’ ou boa governação, se não reivindicar o privilégio anterior. O Direito a Educação equipara- se ao Direito à vida, pois o ‘primeiro’ melhora e dá mais substância ao ‘segundo’ pois cuida da sua manutenção e preservação.

O Que ė a Educação

Educação é o acto de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento.

No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.

O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.

De acordo com o filósofo, teórico da área da pedagogia René Hubert, a educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto para um jovem. Essas ações pretendem alcançar um determinado propósito no indivíduo para que ele possa desempenhar alguma função nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma sociedade.

Apenas as elites africanas atingem tal propósito, os filhos e familiares próximos dos “novos colonos africanos” que enviam os seus rebentos para se formarem no exterior, nas melhores universidades do planeta, pois sabem de antemão que as instituições por eles criadas, nas suas fronteiras nacionais “ė apenas para inglês ver”.

Cidadãos LIVRES

Uma das reivindicações dos movimentos de libertação do continente Africano, foi precisamente, melhorar e estender a educação PARA TODOS sem excepção, os jovens de então (os pioneiros da independência de África, nos idos anos 50-60), depois de assimilarem esta dos europeus, tornaram-se de facto cidadãos LIVRES, no esteio desta liberdade, compreenderam a necessidade de estender tal ‘poder’ aos demais compatriotas nas respectivas fronteiras nacionais. Argumentaram que as autoridades coloniais da época “não estavam a fazer o suficiente para libertar os povos da obscuridade”...

Porem mais de 50 anos depois da geração dos “independentistas” africanos, o continente ao invés de se tornar verdadeiramente LIVRE, quero dizer “educado”... mergulhou mais fundo no oceano do analfabetismo, do obscurantismo... partes significativas de populações africanas, ainda nem saíram na “idade da pedra”... (para o júbilo dos políticos).

Escravatura Hodierna e o ROUBO

Os novos governantes Africanos (com pouca excepção), compreenderam da “perigosidade/vantagem” do manuseio da poderosa arma: Educação... e passaram agir pior que a administração colonial europeia. A promessa de LIBERDADE, consubstanciada na difusão da educação para todos, não passou de simples intenção. Manter o povo na escuridão (entenda-se: escravização) passou a ser uma acção lucrativa, pois assim as populações (os governados) nunca dão conta do quanto estão a ser agrilhoados e miseravelmente roubados, diante dos seus olhos, aliás são admoestados a voluntariamente baterem palmas e espancarem/matarem “o vizinho” que se atrever a reivindicar seja o que for...

A violência passou a ser o “subproduto” da falta de educação, por outras palavras a violência passou a ser de igual modo lucrativa, pois “distrai/desvia” a atenção e concentração das populações da verdadeira causa do MAL...

A religião, na maior parte das vezes, aliada dos governantes, emudecendo as ‘revoltas’ com a promessa paradísica... Assim, surgem os Boko Haram (Nigéria Tchad e Camarões) e a LRA (Lord’s Resistence Army) de Joseph Kony, que ceifou milhares de vidas, no Uganda, Tanzânia e DRC.

OS BOKO-HARAM

Ficamos todos surpresos, e escandalizados, com o divulgar das notícias de estupro, sequestro em massa e extrema violência protagonizado, por um grupo denominado “Boko Haram” no vernáculo quer dizer; “recusa à educação ocidental” pretensos seguidores de alá e defensores do estabelecimento da “Sharia” que proíbe os “corruptos hábitos do ocidente”...

Mas... Raciocinei com os meus botões, depois do ‘choque’ inicial... “tais grupos existem e actuam na mais alta hierarquia da maior parte, dos governos Africanos”...

Pois quando o governo, não promove “Ensino de qualidade” por outras palavras, não promove EDUCAÇĀO, promove a escravatura, o estupro e o assassínio em massa de milhões de cocidadãos... Os “Boko Haram” de colarinho branco, matam mais, são mais vorazes e criminosos que os de ‘kalachinikov’ na mão.

Vemos tal nocivo e criminoso ‘quadro’ cada dia e o pior, ė que dificilmente nos escandalizamos!.. Com o nosso silêncio cúmplice, estamos na verdade dizendo; “Viva o Boko Haram!”

Ao terminar, reforço o apelo: “Bring Back our Girls!”

Mas por favor, evitem cenários semelhantes no continente, assim; PRIORIZEM a educação, senhores líderes africanos! Boa governação produz essencialmente LIBERDADE...

“Conhecereis a VERDADE e a verdade, vos LIBERTARÁ”. – Jesus Cristo