Luanda - A direcção da Rádio Ecclésia impediu a realização do debate em torno da Liberdade de Imprensa, que tinha sido agendado para este sábado, dia 11 de Maio, depois de ter sido adiado no dia 3.

Fonte: SJA

Agendado inicialmente pelo programa “Construindo Cidadania” para o dia 3 de Maio, data consagrada mundialmente como Dia da Liberdade de Imprensa, o referido debate não aconteceu por ter coincidido com as exéquias do Arcebispo de Luanda, Dom Damião Franklin.

A Rádio Ecclésia emitiu uma programação especial, em homenagem aquele prelado.

No entanto o Padre Kandanji, director da Emissora Católica de Angola, garantiu aos responsáveis do programa, em particular a sua apresentadora Margareth Nanga, que o mesmo seria realizado na semana seguinte, no caso este sábado, dia 11 de Maio.

Esta sexta-feira, os responsáveis do programa ligaram para os convidados, dos quais o secretário-geral adjunto do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido, a confirmar a realização do debate.

No período da tarde, no entanto, o Frei Mário Rui, dominicano e um dos responsáveis da programa “Construindo Cidadania”, ligou para os mesmos convidados a desculpar-se, informando que o debate já não iria ter lugar, em virtude de não estar conforme a orientação da Rádio Ecclésia, segundo director daquela estação, Padre Kandanji.

« Peço desculpas pelo inconveniente, mas fomos informados que o debate sobre a Liberdade de Imprensa já não se realiza amanhã como estava previsto, em virtude da direcção considerar que não se enquadra na sua orientação», disse Frei Mário Rui.

Estavam convidados para o programa, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos, o MISA – Angola e Reginaldo Silva, membro do Conselho Nacional da Comunicação Social.