Lisboa - É atribuída a Isabel dos Santos a intenção de vir a propôr, num futuro próximo, a fusão do Banco BIC com o BFA, destinada a dar lugar ao maior banco angolano e a um dos maiores da região.

Fonte: Africa Monitor

O  Africa Monitor Inteligence, que avançou com a informação refere que uma tal fusão iria igualmente ao encontro de aspirações da própria de se transformar numa grande banqueira africana.

O Banco BIC é presentemente o segundo mais importante banco comercial de Angola. Em 2013 gerou lucros de USD 200 milhões, não obstante a grandeza de USD 100 milhões da sua carteira de crédito mal parado. A sua estrutura accionista é comum ao Banco BIC (Portiugal).

O controlo do Banco BIC por Isabel dos Santos é visto por especialistas na matéria como fazendo parte de uma estratégia empresarial da mesma, que a seguir se estenderá ao BFA, no qual já tem, através da UNITEL uma participação de 49,9% (adquirida contra a vontade do BPI, accionista principal, na pessoa de Fernando Ulrich).

A participação de 19,5% que Isabel dos Santos tem no BPI é considerada um factor que por si só a habilita a promover entre os restantes accionistas a ideia da fusão Banco BIC- BFA.