Lisboa -  A Inspecção Geral da Administração do Estado determinou  que o  Auditório que a sua instalação acolhe passa doravante  a chamar-se «Auditório General Kundi Paihama».  

Fonte: Club-k.net

O anuncio consta de um Despacho n.º 1076/14, assinado pelo Inspector-Geral Joaquim Mande justificando que de nome, conforme as suas palavras, é  “em homenagem a este grande patriota angolano” (entenda-se Kundi Paihama).

 

Kundi Paihama, que actualmente exerce o cargo de governador provincial do Huambo, é uma das principais figuras do regime do MPLA, desde a proclamação da Independência. De entre várias funções que  já desempenhou no aparelho governamental,  este general  já exerceu o cargo de Ministro de Estado para a Esfera de Inspecção e Controlo Estatal.

 

 

 

Há entretanto, razões para inferir de que a referida homenagem deve-se ao facto de ele ter passado também pelo órgão da inspeção do Estado, ao tempo em que este departamento apresentava a designação de Ministério.  Pahiama foi Ministro de Estado para a Esfera de Inspecção e Controlo Estatal, em Fevereiro de 1986, após ter sido exonerado do cargo  de governador provincial  de Benguela.