Lisboa - O Departamento do Gabinete do Tesouro de Controle de Ativos Estrangeiros  dos EUA colocou, na sua lista de sanções económicas , a 17 de Abril do corrente ano,  o cidadão angolano António Famtosonghiu Sampo Menezes,  conhecido internacionalmente  pelas suas  ligações  económicas com o circulo presidencial de José Eduardo dos Santos e do regime  Robert Mugabe do Zimbabué.

Fonte: Club-k.net

António  Sampo Menezes cujo nome verdadeiro  é Xu Jinghua “Sam Pa” , é na realidade um cidadão de origem Chinesa patrono da China Fund Internacional, uma firma privada  chinesa  que opera no ramo da construção em Angola.  Face as ligações privilegiadas com o Presidente  José Eduardo dos Santos  foi lhe facultado um passaporte diplomático angolano e  o  nome em português ao qual se apresenta.

António  Sampo Menezes  ou Xu Jinghua “Sam Pa”  esta também ligado aos negócios dos diamantes operando  no Zimbabué, onde também é próximo do regime de Robert Mugabe.  A  inclusão do seu nome na lista de sanções económicas dos Estados Unidos é justificada pela acusação de ter estado a minar os processos e instituições democráticas no Zimbabué , facilitando a corrupção pública por altos funcionários daquele país  através de acordos de diamantes ilícitos, e fornecimento de apoio financeiro e logístico ao regime de Mugabe. 

Entre outras ações, alega-se que  Xu Jinghua “Sam Pa”  deu mais de um milhão de dólares , bem como materiais e equipamentos, ao  governo do Zimbabué em apoio a Organização Central de Inteligência (CIO). O CIO , na qualidade de serviço de inteligência estatal do Zimbabué , está relacionada com as atividades destinadas a minar a democracia, segundo fazem notar as autoridades americanas.

 

Ainda segundo as autoridades americanas, é através do apoio financeiro de Xu Jinghua “Sam Pa”  que tem  ajudado  a Inteligência do Zimbabué sobreviver num clima econômico difícil, tratando-se mesmo de um   financiamento fora do orçamento e que  tem contribuído para programas  dedicados à intimidação pré -eleitoral no Zimbabwe , entre outras atividades.

Nascido a 28 de fevereiro de 1958, o cidadão sino-angolano   Xu Jinghua “Sam Pa”   é conhecido por outros quatros nomes também  para além do nome angolano António Famtosonghiu Sampo Menezes.  Para além do passaporte diplomático angolano, ele tem igualmente um passaporte inglês (Passaporte: C234897).

 

Xu Jinghua “Sam Pa”   é também quem preside a  China Sonangol International Holding Ltd, uma empresa privada  constituída com fundos públicos mas  registada em Hong Kong, ao qual  o Vice - Presidente angolano  Manuel Domingos Vicente  esta associado.  Porém, é na China Fund Internacional de Xu Jinghua “Sam Pa” que o mesmo esta interligado com o general Leopoldino do Nascimento “Dino”, o principal “testa de ferro” dos interesses económicos do  Presidente José Eduardo dos Santos.