Luanda - Faltam escassas horas para o Censo – 2014, em Angola. A publicidade sobre o Censo caminha em duas velocidades, uma nos órgãos de Comunicação Social, teoricamente, a propaganda passa de que tudo caminha bem, e que será “Censo do Sucesso”, com o slogan “estamos juntos”, mas infelizmente, a outra, na prática, o cenário é totalmente diferente, não estamos nada juntos.


Fonte: Cub-k.net

O Censo – 2014, tem todas as condições criadas para ser um “censo da farsa e de mentira”, porque os problemas começaram na fase da formação de recenseadores e depois de supervisores, onde alguns candidatos a supervisão com perfis duvidosos, “não sabem escrever em condições”, foram introduzidos como supervisores, sob olhar impávido e cereno dos formadores que murmuravam baixinho nos ouvidos dos recenseadores, o que pode comprometer negativamente o processo.
               

A Comunicação Social não está divulgar os males do censo, obedecendo aos apetites do partidário no poder, o MPLA, onde os seus acólitos transformaram os gabinetes do censo como se de Comité de Especialidade do MPLA se tratassem, fazem e desfazem para engordar os vícios de sempre, o de roubo, ganância, arrogância e o humiliação aos angolanos genuínos, como se não deixaria de ser, a velha táctica, colocaram pessoas analfabetas na gestão administrativa, é um Deus que nos acuda, aqui na Comuna do Benfica, em Luanda.
               

A título de exemplo, segundo os meus sobrinhos que estão envolvidos directamente no processo, na Comuna do Benfica, em Luanda, disseram-me que, hoje, 15 de Maio de 2014, foram conhecer a área censitária junto ao Bairro Salinas, nas imediações da Universidade Belas, sem o material exigido para o efeito, nomeadamente, mapa panorâmico e o censitário, uniforme (camisolas e chápeus), alimentação, ou subsídio, quando segundo os manusais da formação dizem que três dias antes se deve conhecer a área censitária, nesse caso, 13 de Maio de 2014, e efctuar a listagem dos habitantes, nada foi feito.
               

Paradoxalmente, os recenseadores dessa área censitária foram através dos seus meios próprios (transporte), ficaram aglumerados na área da logística, no Colégio Filadélfia, das 8 horas até às 14 horas, sem ter tido uma inforamção clara, numa só para palavra, abandonados à sua sorte, sede e fome os tomou conta, é assim que será censo do sucesso?
               

E, mais, os materiais destinados para o trabalho do censo – 2014, na Comuna do Benfica, em Luanda, estão a ser desviados, desde camisolas e telemóveis. Nesta comuna, vê-se a insatisfação de alguns Assistentes Técnicos Locais, a reclamarem do tratamento que está ser dado aos recensedores e supervisores.
               

O Censo – 2014, não deve ter a cor partidária, Viva Angola!