Luanda – O  Ministro da Saúde de Angola, José Van-Dúnem exonerou recentemente  Deolinda de Lourdes de Abreu Galiano Garrido que exercia há mais de 15 anos o cargo de Chefe de Sector da Saúde (junto a embaixada angolana) em Portugal. Para o seu lugar o titular da pasta, nomeou Nuno Marcelo Oliveira.

Fonte: Club-k.net

A relevância que se presta na  exoneração de Deolinda Garrido  deve-se ao facto de a mesma  ter no passado feito parte de um episódio de “demonstração de poder” com o antigo ministro da saúde,  Sebastião Veloso, indicado pela UNITA para integrar o extinto  GURN.

 

Ao notar que a mesma estava a largos anos no cargo, o ex -Ministro da saúde,  Sebastião Veloso, assinara, um  despacho que  dava Deolinda Galiano Garrido,  como exonerada. O documento/despacho teve efeito  invalido porque na altura, o então Primeiro Ministro Fernando da Piedade dos Santos “Nandó”, desautorizou o ex- ministro da saúde, anulando o despacho de  exoneração. A imprensa privada (Semanário Angolense), reportara,  na altura,  que Deolinda Garrido teria movido influencia junto ao regime para se manter no posto de trabalho.

 

Enfermeira de  profissão com carreira feita ao tempo colonial, Deolinda Garrido para além de responsável do sector da saúde junto a embaixada de Angola em Portugal, ela também exerce o cargo de Secretaria Executiva da OMA, em terras Lusas.  Tem a reputação de ser uma figura dedicada ao trabalho mas também bastante respeitada conforme ficou patente, no mes passado a quando da  primeira reunião Ordinária do Comité da OMA em Portugal de 2014, ao lada da responsável da OMA, de Luanda, a Deputada Eulália Rocha.