Luanda - EXORTAÇÃO AO 27 DE MAIO: Na próxima semana, o infausto acontecimento ocorrido a 27 de Maio de 1977, pontualizará 37 anos da maior tragédia nacional!

Fonte: BD

O BD herdeiro das tradições de Liberdade, Justiça e Democracia do povo Angolano assinala, com profunda dor e sentido humano, a data que, por razões políticas, registou o assassinato de dezenas de milharares de angolanos, deixando um lastro de dor, tristeza e desespero, que se traduz hoje, num trauma que se transfere de geração em geração.

Ao assinalar o 27 de Maio, o Bloco Democrático quer mostrar que os povos devem ter suficiente coragem, de olhar de frente, para os factos danosos que marcaram a sua história e influíram profundamente na sua psicologia social, com cabeça erguida e espírito aberto visando enterrar os demónios que inspiram os actos bárbaros que ensombram a natureza humana.

Recentemente, a 8 de Maio, os povos de todo o mundo lembraram os horrores da 2a Guerra Mundial. Não porque desejam que tais actos regressem, mas exactamente porque pretendem deixar bem claro, que os querem ver soterrados e que as actuais e futuras gerações, devem tirar lições que evitem o regresso ao passado. Os povos fizeram-no com tranquilidade, sem repressões das autoridades, elas próprias envolvidas nas manifestações.

Por isto, o 27 de Maio é também um dia de profunda reflexão sobre a intolerância política. Mais que isto, a incapacidade das diferenças políticas angolanas serem tratadas na base do diálogo, dos mecanismos democráticos e no interesse do povo.

Porque em Angola a situação política mantém-se truculenta, prenhe de violência persecutória e física, com pressões psicológicas e políticas de pensamento único, porque a Justiça tarda a ser imperativa e a intolerância politica se mantém no posto de comando, o 27 de Maio não é comemorado como um remédio para os espíritos que acinzentam as mentes dos angolanos e os transforma em pessoas com medo permanente. Aliás, o medo transformou-se num dos pilares sobre os quais a política de poder se serve para perpectuar a situação de domínio.

Lembrar o 27 de Maio é uma acto de dignidade, de humanismo e de profundo patriotismo. É honrar todos os que pereceram e dar afecto e coragem aos familiares das vítimas. É recordar, na actualidade, que precisamos ainda das conquistas da paz interior, da tolerância politica, da liberdade, da democracia, dando esperança que a mudança para o bem, podendo demorar mais ou menos tempo, devemos fazê-la acontecer.

 

Por isto, o Bloco Democrático apoia e estimula todas as manifestações de massas, de grupos de jovens ou adultos, individuais, abertas ou de profunda reflexão interior que acontecem pelo país e repudia não só os actos que visam policialmente abafar a livre expressão dessa indignação e libertação, como as matérias jornalísticas que ofuscam a verdade dos factos.

O Bloco Democrático é igualmente a favor duma Comissão da Verdade que reconcilie a família angolana com o 27 de Maio.

MUDAR O FUTURO PARA A LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA!

Luanda, 21 de Maio de 2014

O Secretaria do Nacional