Luanda - À entrada da cidade do Kuito o Presidente do Bloco Democratico, JUSTINO PINTO DE ANDRADE,  e sua delegação foram recebidos por uma equipa de boas vindas integrando o Secretário Provincial, Albino Henriques, bem como membros do Secretariado Municipal do Kuito, do Secretariado das Mulheres e da Juventude que os conduziram à sede do Partido, no Bairro Popular.

Fonte: BD

Image

Uma excelente moldura humana integrando membros e amigos do BD receberam a delegação da direcção. O Presidente teceu palavras de regozijo e agradecimento pelo acolhimento.

 

A delegação, juntamente com dirigentes locais, dirigiu-se ao Hospital Central onde foi recebida pelas  Directora Clínica e Administrativa do mesmo, havendo visitado três serviços. 12 membros da Juventude do Bloco disposeram-se a dar sangue ao Hospital, elemento vital para salvar vidas humanas em perigo.

 

No início da tarde foi realizada a reunião com lideranças sociais, convidados e membros onde, em estilo de presidencia aberta, o Partido conferenciou sobre o 25 de Maio – Dia de África – em confronto com os problemas e desafios nacionais. Participaram também individualidades da UNITA, CASA-CE e MPLA. A sessão decorreu em português e umbundo e muitas mamãs compareceram com seus próprios filhos.

 

Distintos membros da sociedade civil , com relevancia para as autoridades tradicionais, juventude e mulheres expuseram os problemas do quotidiano e solicitaram ao partido que agisse no sentido de se encontrar soluções.

 

As exposições denotaram o facto de que a grande maioria do povo bieno se encontra marginalizada dos frutos da Paz. Mostraram angustia e tristeza pelas dificies condições de vida, a falta de oportunidades para uma grande maioria de cidadãos, quando consentiram imensos sacrificios no passado.

 

Entre várias questões os cidadãos do Bié que mostraram coragem em colocar as suas questões, sentindo o espaço de abertura, liberdade e franqueza que interpretaram do discurso do Presidente do Bloco Democratico, referiram:

 

·         Há Paz, mas a pobreza continua! O que o BD pode fazer para acabar com a pobreza

 

·         O emprego é apenas para um numero restricto de pessoas. Pessoas de certa idade e que, devido à guerra não puderam antes trabalhar, não têm acesso ao emprego;

 

·         Como é possível que os hospitais não tenham medicamentos, quando vimos medicamentos nos mercados abertos

 

·         Por que razão os ex-militares não conseguem documentação para poderem tratar dos seus assuntos?

 

·         No campo os pequenos e médio camponeses têm extrema dificuldades em adquirir produtos, como adubos, para explorar a terra. Só os ricos têm essa possibilidade

 

·         Esperemos que o BD não tenha apenas políticas que favoreçam os seus membros, mas que sejam capazes de contemplar todo o povo;

 

·         Para ingresso em muitas escolas públicas as pessoas têm que pagar avultadas quantias. Isto tem impedido muita gente de estudar.

 

·         Nos concursos públicas verificamos muitas injustiças. Pessoas com habilitações são preteridas por outras. Isto mesmo se verificou no censo onde pessoas habilitadas e sem emprego foram postas de lado e outras sem habilitações e com emprego é que foram aceites como formadores e recenseadores;

 

·         O Governo só se interessa com o povo aquando das eleições. Aí acontecem coisas e são feitas promessas. Contudo, depois que as as mesmas passarem, nada mais se sente.

 

Estas questões que integram matérias de políticas públicas, carências no processo de reconciliação, ausência de cidadania, corrupção, falta de transparência, democracia e alternância foram debatidas ao longo da tarde.

 

O BD realçou a importancia das questões, relevou a coragem dos participantes, esclareceu sobre a diferença de papeis entre o partido no poder e na oposição, abordou a necessidade urgente da realização de eleições locais para o poder estar mais próximo das populações e comprometeu-se a lutar conjuntamente com os cidadãos para contribuir para a resolução dos nossos problemas.

 

O BD soube ouvir e colocou o desafio: vamos conjuntamente envolver-nos para levar o Governo a resolver com o nosso concurso os problemas que nos afectam. O reforço do BD será também o reforço da capacidade reivindicativa do povo, foi sublinhado.

 

A delegação do Bloco retirou-se do local em total apoteose, envolta num mar de gente. Cumprimentos mútuos em todas as direcções, canticos e danças ilustraram o momento.

 

No final do dia a delegação reuniu-se com os Secretariados Provincial do Bié e Municipal do Kuito, havendo analisado a situação organizativa, a situação poltica do Bié, os desafios do Partido nesse ano, bem como as perspectivas de trabalho na Provincia. Todos os membros presentes intervieram, expondo as suas questões e engajando-se na busca de soluções.

 

O programa prossegue Hoje, 24, com

 

·         Visita a mercados

·         Reuniões com os militantes

·         Visita ao Monumento Histórico do Kuito (deposição de coroa de flores)

·         Cimeira Regional entre a Direcçao Central e os Secretariados Provinciais do Bié, do Kuando Kubango e do Huambo

·         Conferência de Imprensa

 

Liberdade, Modernidade, Cidadania

 

Luanda, 23 de Maio de 2014 

 

Secretariado Nacional de Informação e Comunicação

Adão Ramos