Luanda - O Bloco Democrático (BD) tomou conhecimento que o Movimento Revolucionário Angolano (MRA), está a organizar uma manifestação para o dia 27 de Maio deste mês, com o slogan: “27 de Maio, Chega de Chacinas em Angola”.

Fonte: BD

O BD soube igualmente que a referida manifestação está oficialmente comunicada ao Governo Provincial desde o dia 12.05.2014.

 

O Bloco Democrático soube ainda que os jovens ligados à Central Angola 7311, também estão motivados e a divulgar a mesma manifestação.

 

O BD saúda a união fraternal entre os jovens de vários movimentos e comissões! O BD não pode deixar de notar que vários sectores da sociedade civil angolana estão a aderir à referida manifestação pacífica. A união faz a força! Angolano Ajuda Angolano!

 

Nesse sentido o Bloco Democrático vem também declarar o seu apoio a mais esta manifestação pacífica.

 

O BD apela aos partidos políticos da plataforma de partidos políticos a aderirem à manifestação também.

 

É importante informar que a manifestação pacífica acontecerá nesta terça-feira, dia 27 de Maio de 2014, terá início às 19 horas no Largo da Independência em Luanda, conforme a carta dos manifestantes e o seu cartaz.

 

O Bloco Democrático, não pode no entanto enquanto partido político deixar de condenar o acto em que um auto assumido membro dos serviços de informação e segurança do Estado, foi apanhado em flagrante distribuição de panfletos de teor racista, homicida, incitação à violência, à xenofobia, à discriminação, ao bairrismo, à divisão de classes sociais e quase a chegar ao tribalismo. Os referidos panfletos estavam a ser distribuídos no bairro do activista e jovem membro da Central Angola 7311, Manuel Chivongue “Nito Alves”. Cai assim a mascará mais uma vez sobre quem é que afinal anda a atiçar a violência e o racismo em Angola...

 

Os jovens denunciaram entretanto que o mesmo tipo de panfletos foram descobertos em distribuição noutros bairros da cidade de Luanda. Tudo num plano para criar mau sentimento para com os jovens do Movimento Revolucionário Angolano e a sua iniciativa de manifestação pacífica. Mas o povo angolano já difícilmente acredita nas mentiras do regime. Esses panfletos e as mentiras que eles carregam já só enganam os fanáticos que não querem ver a realidade.

 

Este acto de distribuição de panfletos violentos é uma premeditada criação de razões para reacções contra os jovens; constitui uma séria violação aos direitos humanos e à Constituição da República de Angola. O BD apela ao povo angolano para que não caia nessas teias de incitação de ódio, racismo e violência, o BD apela ao povo para que continue a apoiar os jovens pacifistas e tudo se mantenha em exigência activas mas pacificas, somos um povo de bem.

 

O Bloco Democrático, apela aos órgãos de polícia e de segurança de Estado para que terminem de imediato com quaisquer planos de perseguição ou prisão antecipada. Que não haja introdução de indivíduos que venham a gerar estragos, vandalismo, violência ou agressões para depois incriminarem os jovens manifestantes do MRA.

 

Igualmente o BD exige que a polícia não faça qualquer agressão ou prisão sem justa causa dos manifestantes. A polícia tem que ser apenas o garante da lei. O BD exige também que a polícia não faça o fecho da área da manifestação para impedir o acesso dos manifestantes. O BD exige que a polícia não esteja a revistar as pessoas. O BD exige que a polícia não esteja a confiscar qualquer equipamento de captação de imagem ou telemóveis das pessoas ou manifestantes, esse acto é ilegal!

 

O BD apela a que as unidades médicas façam respeito ao seu juramento e atendam todos os feridos, caso cheguemos novamente a esse ponto!

 

O BD está consciente que o direito à indignação e ao protesto é um direito que assiste a qualquer cidadão, que tem cobertura constitucional, chamando por isso os seus membros, simpatizantes e amigos a participarem na referida manifestação de forma a responsável.

 

O BD apela ao Povo e aos Manifestantes:

- Evitem sempre o confronto e afastem-se de agitadores, digam não à violência

- Filmem tudo e gravem tudo, fotografem tudo e divulguem amplamente, a principal batalha a vencer é a batalha da comunicação

- Levem água e repelente para insectos durante a noite; levem primeiros socorros

- Não circulem isolados e comuniquem sempre as vossas localizações a companheiros de vossa confiança (cuidado, os telefones podem estar sob escuta - combinem de forma antecipada códigos e deslocações)

- Os organizadores da manifestação deverão acautelar potencial acto de perseguição ainda antes do começo da manifestação.

- Caso estejam a ser detidos ou levados, deverão insistentemente gritar o vosso primeiro e último nome e pedir ajuda, exijam saber para que esquadra vão, registem os nomes e as identificações dos agentes que fazem detenção, gritem sempre alto e chamem a atenção das pessoas ao redor

- Manifestantes mantenham-se sempre informados de outros manifestantes para que não aconteçam raptos

- Em caso de detenção de companheiros, façam registo da esquadra, da matrícula da viatura marca e sua cor, registem nome e identificações dos agentes e, sigam de imediato com o carro que leve os detidos, não os deixem sozinhos!

- No final da manifestação o BD pede aos manifestantes que acautelem possíveis represálias ou raptos, por isso andem em conjunto e protejam-se mutuamente mesmo depois de estarem em casa.

- Sejam continuamente solidários, não abandonem ninguém! Angolano Ajuda Angolano!

 

Alguns contactos de Jovens:

Rosa Mendes (+244 941 307 521) – Roberto Gamba (+244 928 647 647)

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Liberdade, Modernidade, Cidadania

 

Luanda, 25 de Maio de 2014