Huambo -A província do Huambo tem um médico para assistir 16 mil doentes, longe da pretensão da direcção local da saúde que é de um médico para cinco mil pacientes. A informação foi prestada neste sábado, por Frederico Carlos Juliana, director provincial da saúde.

Fonte: Angop
Director Provincial da Sade Frederico Juliana.jpg - 51.42 KBFrederico Juliana deu como exemplo da falta de quadros na província o facto de um médico em serviço na região assistir 16 mil pacientes, quando o objectivo da direcção seria cinco mil.

De acordo com o responsável, a província do Huambo cresce demograficamente a cada dia que passa, mas este aumento da população não está a ser acompanhado com a admissão de mais profissionais da saúde, principalmente médicos e enfermeiros.

Actualmente, revelou o director, a província possui 172 médicos, 150 técnicos de diagnóstico terapeuta e perto de 4.500 enfermeiros, número muito aquém de satisfazer a demanda populacional, estimada em dois milhões e 700 mil habitantes.

Por isso, disse Frederico Juliana, na falta de médicos em muitas unidades sanitárias, a tarefa de consulta e prescrição de receitas é desempenhada por enfermeiros, na sua maioria técnicos médios.

Para as necessidades da província, explicou o funcionário, são precisos, pelo menos, mais 500 médicos, três mil novos enfermeiros e dois mil técnicos de diagnósticos terapeutas, para fazer frente aos desafios actuais na garantia da assistência médica e medicamentosa às populações.

Entretanto, Frederico Juliana reconheceu que as 235 unidades sanitárias existentes na província, entre centros de saúde, postos médicos e hospitais, são suficientes para atender a procura. “A nossa maior dificuldade prende-se com a falta de quadros qualificados, que possam dinamizar o sector na província, no combate às grandes endemias que ainda assolam as populações”, afirmou.

Ainda assim, o director da saúde na província do Huambo mostrou-se confiante na resolução destas carências, salientando o esforço que o governo está a empreender para melhorar a qualidade dos serviços de assistência médica e medicamentosa no país.

Projecto "Uhayele Vimbo" vai beneficiar novas localidades

Por outro lado, o projecto "Uhayele Vimbo" vai beneficiar, nesta época seca, novas localidades da província do Huambo, onde não era possível chegar na estação chuvosa, devido ao mau estado das vias. O director provincial da Saúde informou que as aldeias recônditas dos municípios do Londuimbali e Cachiungo serão as priorizadas.

“Penso que a época de cacimbo nos permite chegar em zonas antes de difícil acesso, no sentido de aproximarmos cada vez mais os serviços de saúde junto das populações”, disse.

O "Uhayele Vimbo", expressão que na língua nacional umbundo significa “Saúde na Aldeia”, é um projecto da Direcção Provincial da Saúde, que leva às comunidades rurais serviços médicos e medicamentosos básicos e integrados.

A sua realização nas aldeias ajuda igualmente a minimizar a carência de unidades sanitárias e permite prestar assistência às famílias rurais, encurtando as distâncias que estas deviam percorrer para terem acesso aos serviços hospitalares.