Luanda - De 1 a 2 de Junho de 2014, sob a presidência do Dr. Abel Epalanga Chivukuvuku Presidente da CASA-CE, realizou-se a II Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo Nacional em Luanda sob o Lema: “Nós Acreditamos, 2017 Mudança”.

Fonte: CASA-CE

A Reunão contou com presença da maioria dos seus membros tendo nela também participado alguns membros dos secretariados executivos provinciais e dos órgãos centrais da CASA-CE, num total de 300 delegados. A Cessão de Abertura esteve a cargo do Vice-presidente Manuel Fernandes que fez uma retrospectiva exaustiva sobre o estado da organização bem como a sua inserção nos mais variados órgãos de soberania. Ressaltou ainda a forma engajada da Bancada Parlamentar da CASA-CE  na Assembleia Nacional onde apresentou um ante-projecto de lei sobre a gestão de fundos públicos e outras acções de realce. Após acesos debates sobre os pontos aprovados da Agenda, os participantes analizaram com profundidade as questões relacionadas com:

 

1 – Balanço da execução das actividades desenvolvidas, desde o 1º Congresso Extraordináro até a data presente;

2 – Avaliação do Funcionamento das Estruturas de base;

3 – Análise do grau de cumprimento da estratégia de Crescimento; Transformação; Consolidação e Afirmação da CASA-CE em todo o território nacional

4 - Relatório de Contas do Exercicío Financeiro do ano 2013;

5 – Avaliação do Grupo Parlamentar;

6 - Aprovação das prioridades da CASA-CE para o segundo semestre de 2014.

 

Com base nas várias abordagens os delegados reflectiram sobre a necessiade de uma verdadeira reforma do Sistema Educativo Nacional capaz de ter em linha de conta não só o elemento de fromação curricular, como ainda inter-agir com os usos, costumes e cultura dos vários povos.

 

Ao celebrar mais um 1 de Junho, os membros do Conselho Deliberativo da CASA-CE abordaram com bastante preocupaçºao e condenaram a existência de crianças com 11 anos de idade a estudar no peirodo nocturno. Igualmente, condenam a forma partidária como o Ministério da Educação tem estado a negligenciar a situação dos professores um pouco por todo o país, com realce aos da Huíla e instam a rever a controversa e perniciosa Reforma Educativa.

 

Os delegados solidarizam-se com as vítimas das calamidades naturais que afectam as populações do Seles, do Wako-kungo, e do Porto Amboim e deploram a atitude negligente do  Governo do Presidente Eduardo dos Santos pelo estado de degradação das estradas nacionais, mormente a 120 que liga as localidades do Dondo a Wako-kungo e Huambo.

 

Os membros do Conselho Deliberativo Nacional apelaram as autoridades a conferir não só maior seriedade, como também a promover a urgente despartidarização do PAPAGRO, enquanto órgão que deveria fomentar de forma efectiva a resolução dos problemas candentes dos cidadãos mais carenciados.

 

Os membros do CDN da CASA-CE, foram unânimes em reconhecer os esforços dos secretariados provinciais no processo de implantação das estruturas ao nível dos municípos comunas bairros e aldeias, pelo que concluiram sobre a urgência e necessidade da continuidade da política de aquisição das sedes próprias e apetrechamento das mesmas com apoios em meios necessários para a execução das tarefas a si acometidas.

 

Os membros reconheceram a necessidade do reforço de acções de formação política, ideológica e administrativa dos quadros com vista a responder as exigências que se impõe face a nova dinâmica política.

 

Os membros manifestam o seu apoio ao Grupo  Parlamentar da CASA-CE  e instam o mesmo a prosseguir na sua acção vigorosa de continuar a debater a necessidade da despartidarizaçao e consolidação do órgão legislativo a Assembleia Nacional.

 

Finalmente os membros do Conselho Deliberativo Nacional da CASA-CE, instam o Executivo a despartidarizar os órgãos de comunicação social públicos em conformidade  com a Constituição da República para que haja uma informação plural, verdadeira e isenta.

 

Feito em Luanda aos 2 de Junho de 2014

Os Membros do Conselho Deliberativo da CASA-CE