Luanda - Três novos projectos agro-industriais de produção de arroz poderão ser lançados até 2017 na província do Cuando Cubango, anunciou terça-feira o governador provincial, Higino Carneiro.

Fonte: macauhub/AO

O governador falava na inauguração da Fazenda Agro-Industrial do Longa, município do Cuito Cuanavale, projecto orçado em 77,6 milhões de dólares e que na campanha agrícola 2013/2014 já produziu 3700 toneladas de arroz.

 

O projecto é totalmente financiado pelo governo de Angola, através de uma linha de crédito do Banco de Desenvolvimento da China e enquadra-se num programa agro-pecuário destinado a aumentar a produção de alimentos.

 

“Até 2017 mais dois ou três projectos do género surgirão na província do Cuando Cubango”, assegurou o governador, para quem os habitantes do Cuando Cubango e das províncias vizinhas podem a partir de agora consumir o arroz que está a ser produzido na Fazenda Longa.

 

O projecto Fazenda Longa, afecto ao Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e gerido pela empresa Gesterra, tem actualmente uma área em cultivo de 1500 hectares e conta com um efectivo de 300 funcionários, dos quais 30 chineses e 270 angolanos.

 

O presidente da Gesterra, Carlos Alberto Jaime, anunciou estar prevista a introdução de outras culturas, como a batata-reno e feijão, para melhorar os solos nos períodos que antecedem a cultura do arroz.

 

A Gesterra – Gestão de Terras Aráveis é uma sociedade anónima de capitais públicos, que tem como accionistas fundadores o Instituto para o Sector Empresarial Público (ISEP), com 99% e Imprensa Nacional com 1% das acções.