Cabinda - A província angolana de Cabinda, com o apoio de professores cubanos, acaba de formar os primeiros 48 médicos, que serão contratados para assegurar cuidados de saúde naquela região a partir da próxima semana.

Fonte: Lusa

Os 48 médicos agora formados integraram o primeiro curso da Faculdade de Medicina da Universidade 11 de novembro, em Cabinda, que se iniciou em maio de 2008, na altura com 60 estudantes.

A formação destes médicos foi garantida com o apoio de seis docentes cubanos que ministram aulas naquela faculdade, contando o curso com cadeiras como Parasitologia Médica, Medicina Comunitária, Saúde Pública ou Medicina de Desastre, entre outras.

O Governo provincial, de acordo com o Jornal de Angola, já garantiu que todos estes médicos formados localmente vão continuar em Cabinda, devendo ser contratados para funções públicas a exercer em cinco centros de saúde.

Essa contratação terá efeitos já a partir de segunda-feira, poucos dias depois de concluída a formação, face à falta de clínicos em número suficiente naquela província.