Paris - Entrou em vigor no passado dia 30 de Maio o Acordo de isenção de vistos entre Angola e a França. O referido acordo foi assinado a 8 de Dezembro de 2013, em Paris, pelos ministros das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoty e dos negócios estrangeiros de França, Laurent Fabius.

 Fonte: Embaixada de Angola em França

O acordo agora vigente é apenas aplicável aos titulares de passaporte diplomático ou de serviço e entra em vigor após ter sido ractificado pelo Conselho de Ministros de Angola em Fevereiro passado. Com isso, os agentes oficiais e diplomáticos de ambos  Estados poderão permanecer e circular até 30 dias em território angolano ou francês.

Este acordo foi assinado a margem da cimeira do Eliseu sobre a Paz, Defesa e Segurança em África e visa facilitar a circulação e fomentar a cooperação bilateral entre os dois Estados. Na altura da sua assinatura, o ministro angolano das relações exteriores, Georges Chikoty considerou que “este acordo será vantajoso porque permite que os funcionários dos nossos países possam circular sem constrangimentos e possam negociar e implementar os acordos existentes em diferentes dominios”.

Para o Embaixador de Angola em França, Miguel da Costa, “este acordo é apenas um primeiro passo. Vamos continuar a trabalhar e encontrar um entendimento comum que facilite a circulação, sem grandes constrangimentos, para pessoas de outros sectores sócio-profissionais como empresários, artistas, desportistas e cientistas”. Segundo disse, as equipas técnicas dos dois países devem brevemente voltar a discutir essa questão.

Angola e a França relançaram a sua cooperação diplomática ao mais alto-nível com a visita oficial à França do Presidente de Angola José Eduardo dos Santos entre os dias 28 e 30 de Abril passados.

Recorde-se que actualmente a França é o terceiro maior investidor em Angola, mas o grande fluxo destes investimentos encontra-se concentrado no sector petrolífero. Por isso, o Presidente José Eduardo dos Santos, durante a sua recente estadia em Paris, convidou os empresários franceses a investirem em Angola em outros domínios, em diapasão com os objectivos do Executivo que preconizam uma diversificação da economia nacional.

Angola e a França cooperam formalmente desde 1979 e desde então têm sido assinados vários acordos sectoriais de cooperação, o mais recente dos quais no domínio do ensino superior e da formação de quadros.

SECTOR DE IMPRENSA DA EMBAIXADA DE ANGOLA EM FRANÇA, em Paris aos 10 de Junho de 2014