Luanda - Os partidos políticos atualmente, sobretudo em África, e ao contrário do que se lhes imporia, parecem ser o apanágio de clãs ou de uma pseudo-elite chauvinista, vaidosa, arrogante e distante do povo.

Fonte: Club-k.net

Na verdade, o que queremos dizer, como resulta à evidência, é que o paradigma partidário actual padece de várias enfermidades.

Desde logo, assistimos a uma parca abertura dos próprios partidos, parece que estes se fecham em torno de si mesmos como se fossem associações privadas. Efectivamente, não o são! E uma semelhante postura só os poderá transformar em verdadeiras máquinas burocráticas, que impediram a entrada de militantes/ membros activos, capazes e quem sabe até mais capazes.

Depois, estamos em crer que os políticos não têm vindo a defender aquilo que consideram correto e adequado para o país. Em rigor, passam a ideia que se esqueceram da sua ideologia política e se limitam a berrar histericamente nos meios de comunicação social aquilo que acreditam que os eleitores querem ouvir.

A própria mensagem política deixou de ser persuasiva e passou a ser manipuladora. Em rigor, recorrem à meia verdade ou mesmo à mentira pura e dura, à descontextualização, à exacerbação da histeria colectiva; um discurso onde não existe lugar para a decência e a ética. Tudo com a ajuda da comunicação social. Vale tudo para ganhar eleições. Como se fosse possível revelar a verdade num discurso.

O dissipar da ideologia partidária acarreta várias consequências que não podemos deixar de relembrar. Sem a ideologia o debate político perde sentido; ficam os interesses individuais (ocultos) e o insulto. Quem tem ideias e não tem receio de as defender, mesmo contra o pensamento dominante, foge da política porque não se quer sujar (quando a função política devia ser a função mais nobre de qualquer sociedade), não quer ver a sua vida privada escrutinada e exposta nos jornais e nas televisões, nem quer ser difamado pelos medíocres do costume.

Se aspiramos a algo mais do que ter um “dono justo” devemos ser exigentes, antes que seja tarde demais.