Lisboa – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, nomeou recentemente o oficial general José Domingos Francisco para o cargo de Comandante-Adjunto para Educação Patriótica da Unidade de Segurança Presidencial.

Fonte: Club-k.net

A par da UGP (Unidade da Guarda Presidencial), a  USP (Unidade de Segurança Presidencial) é o corpo que faz protecção do palácio presidencial e operam comodois aparelhos  autónomos entre si, integrando os seus 15 órgãos internos  adstritos  da Casa de Segurança do general Manuel  Vieira Dias “Kopelipa” (na foto). O comandante da USP é o tenente general, José João “Maua”. 

Em linguagem, simplificada, a UGP é a unidade (trajados a militar) que  faz a proteção presidencial pelas ruas  enquanto que  a USP é a que centra-se  no palácio e nos locais por onde o Presidente passa tanto no espaço nacional como no estrangeiro e em algumas  vezes trajados a civil. 

A existência dos dois corpos, que têm funções equivalentes, segue um princípio orientador da organização do aparelho de segurança que consiste na existência de órgãos paralelos, a funcionar em sobreposição. O treino dos efectivos dos dois corpos, aos quais é dado tratamento especial em comparação com as FAA, é assegurado por especialistas (assessores) da Coreia do Norte.