Lisboa - O ministro do Trabalho angolano, António Pitra Neto, negou em Genebra, qualquer envolvimento de Angola no cancelamento da assinatura do acordo de cooperação entre os países da CPLP no âmbito laboral.

Fonte: Lusa

Os ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) deveriam assinar, na terça-feira, um acordo de cooperação no âmbito laboral à margem da 103.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, organizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.

O acordo não chegou, contudo, a ser assinado pelos Estados presentes.

Numa entrevista concedida à RFI, o ministro angolano indicou que o cancelamento foi motivado por problemas técnicos e não por divergências entre os signatários em relação ao conteúdo do acordo.

"De parte de Angola o conteúdo está perfeitamente de acordo. Tecnicamente já temos aspetos que já foram considerados, portanto da parte de Angola há uma vontade política de assinar", refere o governante.

"Foi Moçambique, que preside atualmente à CPLP, que tomou a decisão de adiar a assinatura e acredito que a ausência de titulares importantes terá levado à não assinatura (...) Isso é a leitura que nós fazemos", declarou o ministro angolano.

Em relação à conferência, António Pitra Neto destacou o debate sobre os temas da formação profissional e da questão da transformação da economia informal.