Alemanha - Se exumar significa abrir sepulturas onde se encontram cadáveres humanos para realização de estudos de perícia de medicina legal , e se provar muitas causas camufladas e manipuladas pelo regime sobre certas mortes , então Angola vai ter que conhecer qualquer dia este tipo de estudo cientifico.

Fonte: Club-k.net

Não tenho problemas em afirmar aqui clara e abertamente de que há crimes contra a humanidade cometidos pelo regime sob gestão de JES e seu serviço secreto principalmente.

E creio não ser preciso para já abrir os arquivos e mencionar caso por caso , tudo quanto a minha memória registrou sobre as mortes mais arrepiantes e horríveis ocorridas em Angola , algumas das quais já depois do chamado fim da guerra civil , uma boa parte delas nunca comentados e seus autores os mantém como uma espécie de segredo de Estado .

Também ainda não vou recordar agora , aqueles dois agentes secretos que pela calada da noite invadiram aquela residência armados até aos dentes apenas porque quem a habitava não falava a mesma linguagem do regime , e a missão era exactamente executá-lo , deixando como um único sinal de vida aquela criança abandona estendida no chão daquele quarto.

Mas ainda bem que a era do segredo foi desmantelada com as novas tecnologias que nos permitem hoje identificar , vigia , controlar e se infiltrar de forma discreta no circulo

e circuito confidencial de alguns bufos que controlam os outros , e se esquecem que eles próprios e seus desabafos na hora da cerveja também estão sob controle e atenção permanente de curiosos que não perdem uma única oportunidade como eu e outros ?

Mas a questão que eu quero colocar aqui agora , é se os angolanos conhecerão qualquer dia as verdadeiras causas das mortes de figuras por exemplo como um Dom Franklim , Serra Van Dunem , Pedalé , Islome Joaquim e outras 84 figuras politicas e religiosas angolanas que um dia criticaram verbal e publicamente JES e sua gestão brutal e corrupta de Angola ?

Eu direi que sim , estou entre os tantos angolanos que veriam com bons olhos e ficariam satisfeitos se través de estudos científicos feitos fora de Angola sob á alçada de institutos de medicina legal internacional sem margem para compra e venda de consciencia por parte do regime corrupto angolano , se provassem as verdadeiras causas de tantas mortes que pelas suas caracteristicas e circunstancias nos deixam muitas duvidas se considerando que Angola é governada por criminosos.

Com a colecta de matéria como partes das unhas , do fígado e outros tecidos do corpo

de algumas pessoas que morreram em Angola que para mim e outros , foram vitimas de envenenamento a nação angolana acabaria por conhecer verdades até agora camufladas.

Desafio o regime se não tiver nada á esconder , que colabore e no último caso até poderemos canalizar esforços para pedirmos ajuda ao Papa através de algumas instituições da sociedade civil angolana e alemã por exemplo , para que uma equipa estrangeira de medicina legal faça este trabalho fora de Angola com cadáveres angolanos.

Chega de mentiras e crimes considerados segredo de um Estado claramente criminoso , se juntarmos todos os factos ocultos e conhecidos por cima de uma só e mesma mesa .

E é ai que eu as vezes duvido , de que uma comissão da verdade que implique a confissão de certos crimes resolvesse alguma coisa num país onde poucos acreditam que grandes crimes cometidos geralmente por ordens superiores fossem confessados .

Repito , a exumação de certos cadáveres garantiriam não somente a verdade sobre as causas de tantas mortes suspeitas de envenenamento , assim como confirmaria aquilo que venho dizendo desde alguns anos de que há muito crime oculto e manipulado dentro e cometido por este regime.

Através destes estudos se poderiam esclarecer também os instrumentos ou meio que produziram as tais mortes , veneno , asfixia , tortura ou se foram eliminados com as tais overdoses muito comentadas nalguns círculos muito restrito entre angolanos ligados de uma maneira ou de outra ás redes da bufaria nacional .

Quem não gostaria de saber em pormenor as verdadeiras causas da morte do Dom Franklim , Serra Van Dunem , Enginheiro Brito na Sonangol , Vice da Sonangol encontrado morto no seu quarto , Mariano , Jaime Longas , kota Joy , Fernanda Fernandes .

O Ângelo encontrado morto dentro de casa, os financeiros da embaixada de Angola nos Estados Unidos , Adolfo João Pedro , Nelson , Loy , Mambo Café , Kafuxi , Agostinho Neto , Sebastião Sapuile Veloso , Carlos Morgado , Kamulingui ; Kassul e outros que morreram

no estrangeiro em hospitais escolhidos pelo regime angolano na África do Sul , Brasil ou Portugal ?

Isto em somar aqueles corpos vindos de fora onde aos familiares nem se quer é permitido verificar se é mesmo o seu ent-querido que está no caixão e nalguns casos até estão proibidos em deitar uma lágrima , porque se diz , que é vergonhoso e fora de moda.

Acredito que muita gente veria com bons olhos a exumação dos restos mortais de muitas dessas pessoas que cabei de citar pois seria um sinal de justiça e respeito á memoria dessas pessoas muitas delas eliminadas pelos seus próprios camaradas por questões politicas e ideológicas que nos separa hoje uns dos outros.

E se a justiça angolana não fosse o lixo que é , e tivesse como meta o reconhecimento e o estabelecimento da verdade jurídica em Angola com tantas provas existentes de que angolanos têm sido assassinados por motivos políticos não teria ficado calada esses anos todos perante tantos factos que falam por si .

Acredito que certos apaixonados do regime alguns dos quais ligados aos grupos especiais criados para manter o controle da sociedade através do medo e repressão , os tais que não gostam de ouvir falar dessas coisas por causa do peso que carregam sobre a consciência poderão minimizar essa minha ideia.

Mas importa aqui dizer que a exumação de cadáveres feita por peritos da medicina legal é uma ciência de largas proporções e importante para um país como o nosso , onde a vida de quem contesta depende e está praticamente entregue nas mãos do regime.

Para um país como o nosso onde o Estado não assume a defesa do cidadão em nome da sociedade , e onde o que mais existe são peritos na arte da camuflagem de crimes e manipulações é impossível acreditarmos que este tipo de estudos seja uma realidade , enquanto os destinos do país estiver nas mãos de corruptos e assassinos

Fernando Vumby

Fórum Livre opinião & Justiça