Lisboa –  Fonte próxima ao Partido Popular  Espanhol (PPE), desmentiu nesta terça-feira (17), a informação avançada na edição do dia 15 de Junho do Jornal de Angola em que este diário diz   que o partido no poder no país basco recusou receber uma delegação da UNITA que efectua visita de trabalho na Europa. 

Fonte: Club-k.net

O desmentido da informação do JA (texto assinado pelo seu director José Ribeiro) foi acompanhado  com fotografias  em que se pode  certificar  que a delegação da UNITA, chefiada por Alcides Sakala e Raúl Danda manteve mesmo  um encontro  com a Direcção do Partido Popular, encabeçada pelo seu Secretário das Relações Internacionais, José Ramon Garcia, na sede daquele partido. 

 

De lembrar que na falsa informação do Jornal de Angola, o seu director José Ribeiro insinua  que “Em Espanha, Raul Danda e comitiva foram simplesmente ignorados. Desta vez apenas falaram com a extrema-direita basca, também ela separatista.”

 

Segundo o Jornal de Angola, “Nem o Partido Popular os quis receber. Os espanhóis estranham que Raúl Danda e a UNITA levem à Europa uma imagem defeituosa da sua instituição e do seu próprio país. Se calhar por isso, o maior partido da oposição também não tenha convidado o Jornal de Angola para acompanhar esta digressão. Isto, sim, já merece um debate sério na sociedade civil.”

 

Desconhece-se as razões que levaram ao Jornal de Angola a publicar uma informação falsa e sem antes verificar os factos.  Este é o terceiro desmentido contra o Jornal de Angola num espaço de 30 dias. O penúltimo teve haver com uma informação na qual os serviços das alfandegas recorreram a TPA para desmentir uma falsa informação avançada esta semana por este mesmo jornal.

 

Estima-se que a falsa informação sobre a UNITA se enquadra no pacote de campanha e difamação que o   maior partido da oposição em Angola  tem sido alvo nas ultimas semanas pelo diário dirigido por José Ribeiro e o cidadão português, Artur Queiroz.