Lisboa - São atribuídas ao general Manuel Hélder Vieira Dias Júnior  “Kopelipa” predisposição em propôr ao Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, a criação de um Gabinete de Apoio a Juventude que operaria como um Órgão Auxiliar do  Presidente da República.

Fonte: Club-k.net

O Gabinete de Apoio a Juventude, conforme pensamento identificado no general “Kopelipa”, funcionaria como um “canal directo de troca de preocupações e impressões”  entre o estadista  e esta franja mais jovem da sociedade sem, no entanto, extrair o papel do Ministério da Juventude e Desporto. 

A primeira  vez que o  Chefe da Casa de Segurança da PR  abriu-se, sobre a importância da criação deste Gabinete foi em Julho  de 2013. Na altura estava  ladeado de  um grupo de jovens que acabam de sair de um reunião no palácio presidencial com José Eduardo dos Santos.

De realçar  que a  Presidência da República acolhe vários gabinetes  que são encarados como estruturas sombras de alguns ministérios, como é o caso do  Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional e Marketing da Administração «GRECIMA», que opera de forma autónoma, mas com funções equivalentes  ao Ministério da Comunicação Social.