Luanda - “Nada, mais absolutamente nada de útil, de duradouro, de grandes Rasgos no tempo, se poderá realizar sem a juventude do nosso Partido na vanguarda. Mas desejamos uma juventude que se assuma, uma juventude que se atire e uma juventude que tenha a noção de realização”. Dr. Savimbi

Fonte: JURA

Sob o Lema: “Em Defesa dos Ideais da UNITA, Juntos por uma JURA mais Unida, mais Forte e mais Atuante”, Alicerçamos a nossa visão.

A JURA é uma Organização juvenil criada aos 28 de Outubro de 1974 que congrega no seu seio, jovens Angolanos sem distinção de género, raça, tribo, religião ou condição social, com o propósito de enquadrar a Juventude nas tarefas do Partido e unir a Juventude Angolana no progresso do país, para desenvolver acções políticas, sociais e também de utilidade pública. 

Temos uma visão; Isto é, uma imagem clara daquilo que queremos e não temos dúvidas sobre a sua materialização; basta o engajamento de todos.

A nossa visão consiste em elevar para bem alto o nome da nossa Organização a JURA; para que esta se possa firmar no tempo e no espaço na luta contra todas as desigualdades impostas pelo regime do MPLA.

A nossa candidatura representa uma mais valia para a JURA e também para a Juventude Angolana. Nesta era da globalização, precisamos ter a frente das nossas Organizações, Lides visionários capazes de fazerem leituras apropriadas sobre os fenómenos sociais, capazes de assumirem riscos em defesa da Organização e que consigam dar respostas aos vários problemas que a juventude enfrenta. 

A JURA sendo uma Organização juvenil de massas do Partido, tem a missão de divulgar os princípios e valores da UNITA na sociedade para despertar as consciências dos cidadãos sobre a necessidade da mudança. A mudança que se quer em Angola exige de todas as forças vivas da nação o redobrar de esforços. Nesta ordem de ideias  a juventude desempenha um papel fundamental para a concretização deste objectivo. 

Dizia o Dr. Savimbi – cada etapa de luta exige um pensamento adequado, por esta razão precisamos redinamizar a nossa Organização para que esta possa corresponder as exigencias do Momento. 

Temos consciência desta árdua missão, mas estamos convictos de que precisamos assumir esta responsabilidade porque pudemos. Vamos transformar a nossa luta num paradigma não só para a JURA mas também para toda a juventude angolana, que clama por uma angola onde se respeitem os direitos fundamentais; a liberdade, a justiça social, a igualdade de oportunidades, a democracia e o bem-estar para todos. Tal como dizia o Presidente do nosso Partido O Dr. Isaías Samakuva “Esta não é Angola com que sonhavam os nossos líderes. Esta não é Angola por que lutaram os antigos combatentes. Esta não pode ser Angola que vamos deixar como legado para as futuras gerações. Nós sonhamos com um país onde os jovens que querem abraçar a liberdade e o futuro, não sejam raptados nem tratados como malfeitores. Nós queremos o país com que sonhamos a mais de 30 anos. Uma terra que os jovens sintam que é a sua”. 

Temos uma Visão, uma Missão e Muitas metas. Dizia um grande líder, sem um programa de metas, a visão não passa de uma vontade vaga. Por esta razão, definimos um programa claro que iremos apresentar oportunamente e nele estão teorizados os elementos essenciais que pretendemos implementar, para tornar a JURA, num instrumento a altura dos desafios do futuro. 

O Futuro Pertence-nos, Juntos Podemos!