Lisboa – O Secretário Geral da Assembleia Nacional, Pedro Nery (na foto) é apontado como   impulsionar de  um episódio de intolerância por  ordenar  agentes da proteção do parlamento em  retirar a força  um jornalista da Rádio Despertar, por este ter gravado a intervenção de um deputado da oposição.

 Fonte: Club-k.net

Pedro Neri.jpg - 62.45 KBDe acordo com a cronologia dos factos, tudo começou nesta  sexta-feira (27), a margem do debate sobre o papel da comunicação social publica num estado de direito, na sala numero um daquela casa das leis.  No decorrer  da intervenção do deputado da CASA-CE,  Lindo Bernardo Tito,  o  jornalista da Rádio Despertar, Gonçalves Vieira foi interpelado pelo director interino da comunicação e imagem do parlamento, João Baptista Maria Vianey  por ter colocado o rádio-gravador  ao lado de uma  coluna de som  para gravar  as declarações do também Vice- Presidente da CASA-CE.

 

Na sua interpelação, o director Baptista Niavey fez saber ao jornalista que  não era permitido gravar  as declarações dos deputados. Por sua vez o profissional da comunicação  alertou a aquele responsável  dizendo  que as sessões parlamentares eram publicas.  No seguimento de trocas de palavras, João Baptista  Vianey  voltou a dizer ao jornalista que não havia orientações superiores  para as  sessões parlamentares  serem transmitidas ao vivo.

 

Passado cerca de três minutos, após a troca de palavras entre os dois, apareceu um elemento trajado a paisana que apresentou-se como “intendente” alegando         que o jornalista teria incorrido a um crime.

 

 Logo a seguir, o Secretário Geral da Assembleia Nacional, Pedro Nery apareceu tendo ordenado ao suposto “intendente” para que retirassem o jornalista daquele espaço. O profissional foi expulso  aquele espaço e os seus instrumentos como o gravador ficaram em posse dos responsáveis da Assembleia Nacional.

 

Raul Danda e Mendes de Carvalho “Miau”, chefes do grupo parlamentar da UNITA e CASA-CE, ao serem informados que um jornalista estava a ser vitima de intimidação dos responsáveis parlamentares, saíram em socorro deste. Danda chamou atenção ao director João Baptista Vianey, pelo excesso que estariam a incorrer mas por outro lado o SG da Assembleia reiterou a sua orientação de expulsar o profissional da comunicação social.