Luanda - O Partido BLOCO DEMOCRATICO – BD, vem expressar as suas mais sentidas condolências à família de JOSÉ OLIVEIRA DE FONTES PEREIRA (MALÉ), falecido a 22 do corrente mês, em Luanda.

Fonte: BD

ImageOs membros do BD e sua Direcção inclinam-se perante a memória do que foi esta figura singular e incontornável da vida e da cultura de Angola.

Angolano notável entre os notáveis, JOSÉ OLIVEIRA DE FONTES PEREIRA juntou ao seu perfil de nacionalista e democrata convicto com alta “consciência de lugar” um talento e um activismo no campo artístico que abrangeram a composição, valorizada por si e por outros intérpretes, à exímia execução da Dikanza e da guitarra, o calor da sua voz, o fabrico de instrumentos artísticos e a criação músico-teatral.

Respeitado no BD como Conselheiro e pela sua postura cívica, alto sentido de integridade e disponibilidade para com os mais novos, o nosso mais velho Malé fez história no Movimento Artístico de cariz nacional como arte popular no “Ngongo”, na “Escola do Semba”, no “Fogo Negro”, no “Henda Ya Xala”, sendo figura de proa em 1989, na homenagem à Liceu Vieira Dias e à sua Geração Artística, evento nascido por impulso da sociedade civil e onde compôs o belo tema “Kandandu ao Tio Liceu”.

O BD guardará para sempre uma grata memória deste intelectual, catequista, amado pai de família e artista.

O BD augura e confia que a juventude artística angolana se eleve à altura da dimensão do Mestre concretizando o sonho que a prematura morte não permitiu que concretizasse: A homenagem aos nossos ancestrais através da imortalização da Dikanza.

Que sua morte inspire o surgimento de escolas de cultura!

Honra à sua Memória!

Luanda, 26 de Junho de 2014

O Secretariado Nacional do Bloco Democrático