Luanda – O candidato a liderança da JURA, Custódio Agostinho Kamuango Lopes, remeteu recentemente a comissão organizadora daquele conclave um documento em que apresenta dois pontos, reclamando que membros destas mesma comissão estariam a ferir normas internas  ao revelarem-se adeptos de alguns concorrentes.

 Fonte: Club-k.net

De entre as suas reclamações, o candidato Agostinho Kamuango teria apontado o nome do dirigente da UNITA, Adriano Sapinala “Didi Chiwale”, que segundo fez lembrar faz parte da comissão de ética do congresso e por si só lhe é exigido uma postura  neutra.

Didi Chiwale que tem a  reputação de gozar de forte influência junto da juventude do partido é dado como estando por detrás da campanha eleitoral do candidato Alicerces Paulo Bartolomeu “Aly”.

Ainda na sua  exposição/contestação, o candidato Kamuango teria também citado um dirigente juvenil, João Chitunda que estaria alegadamente  voltado  a candidatura eleitoral  de Oseias Pedro Malaca Chilemba. 

De acordo com as normas internas, o dirigente João Chitunda fica igualmente impedido de apoiar algum candidato por o mesmo  fazer parte da comissão organizadora do congresso da JURA.

Navita apela aos mais velho para não intrometeressem  no congresso da JURA

A secretária geral interina da JURA, Albertina Navita Ngola, lançou um apelo na última reunião da comissão política da UNITA, para que os dirigentes do partido não interferissem na organização do congresso da ala juvenil. 

O Congresso da JURA realiza-se entre 15 a 17 de Julho, e desde já começaram a ser sentidos apoios de pesos-pesados  da UNITA, em torno dos candidatos ao cargo de Secretário Geral,  em desobediência ao apelo da líder juvenil, Navita Ngola. 

Constatações; a  saber:

 - O ex- SG da UNITA,  Lukamba Paulo  “Gato”,  é citado como estando apoiar o candidato Alicerces Paulo Bartolomeu “Aly”.  O mesmo ocorre com o deputado Piedoso Chipindo Bonga na qual são lhe é  atribuído o incentivo de recolha de assinaturas para  a candidatura, deste jovem mestrado  em marketing, na África do norte.

- Os generais Demóstenes Chilingutita e Isaías Chitombe estariam inclinados na candidatura de Oseias Pedro Malaca Chilemba. O afecto entre ambos é impulsionado por Oseias ter sido no passado director do gabinete do general Chilingutila, ao tempo em que foi o vice-presidente da bancada parlamentar da UNITA.

 Não obstante ao apelo da deputada Navita Ngola, há informações ainda não confirmadas alegando que os membros da comissão política da UNITA não devem apoiar candidatos que disputam a liderança da JURA.