Luanda - O Presidente da UNITA, Isaías Henrique Ngola Samakuva encontrou-se na passada terça 25 de Junho de 2014, com o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral – CNE, com quem abordou questões de interesse nacional.

Fonte : Unitaangola

ImageO Presidente da UNITA foi ao encontro do Presidente da CNE, Silva Neto colher informações sobre o que a CNE estaria a fazer para corrigir os erros verificados nas últimas eleições, que tiveram como origem problemas registados com o registo eleitoral e com o mapeamento. Milhares de pessoas não votaram por força da transferência de seus nomes para localidades distantes da sua área de residência. Mais de 33% dos eleitores registados não exerceram o seu direito de voto.

Uma outra preocupação que o líder da UNITA levou ao Presidente da CNE é o que tem a ver com as condições de trabalho da instituição. A UNITA está preocupada com o facto de a CNE não ter estruturas próprias, estando a funcionar em instalações alugadas, muitas vezes aquelas condições condignas para as actividades do órgão.

De salientar que levou muito tempo para o líder da UNITA ser recebido pelo Presidente da CNE, por razões que ainda não foram apuradas pela redacção de unitaangola.org.

Entretanto, o encontro revelou-se de extrema importância, uma vez a CNE que segundo a lei é um órgão independente que organiza, executa, coordena e conduz os processos eleitorais, está neste momento sem trabalho, quando há o registo eleitoral por actualizar e problemas com FICRE que foi violado por chineses provocando situações que impediram milhares de angolanos de votar, em 2012.

Nessa deslocação à CNE, o Presidente Isaías Samakuva fez-se acompanhar pelo Secretário para os Assuntos Eleitorais e constitucionais da UNITA, Estevão José Pedro Kachiungo.