Lisboa –  A Secretaria Geral da Presidência da República  acolhe nas suas instalações um Gabinete de Tecnologia e Informação (GTI)  cuja a operacionalidade é objecto de  reparos  por ainda não  atingir a plenitude das suas funções.

Fonte: Club-k.net 

ImageO  Gabinete de Tecnologia e Informação (GTI)  começou a ser organizado desde o ano de 1999, ainda ao tempo do então SG da PR, José Mateus de Adelino Peixoto. Na altura, este alto  responsável  teria convidado um engenheiro da Sonangol, Augusto Mota de Carvalho para dirigir este gabinete e que se mantem no cargo até aos dias de hoje.

 

A ineficiência  que se atribui ao GTI da PR  é verificada no seu próprio trabalho que reduziou-se na compra e reparos  de computadores avariados. Os seus técnicos as vezes  são dados como ausentes, por colaboram também  com o Ministério das Tecnologias de Informação como é o caso do seu director,  engenheiro  Mota de Carvalho que  a nível do governo  coordena a Comissão de E-Gov e o Centro Nacional das Tecnologias de Informação (CNTI).

 

Até aos dias de hoje, os  trabalhos do GTI da Secretaria Geral da PR   são executados por  instituições terceiras (de expatriados)  e pela empresa privada SISTEC.  Em função da alegada  letargia que se atribui ao GTI,  a Casa  de Segurança  da PR, chamou a si, a tutela e controle do sistema tecnológico do próprio  Gabinete do Presidente José Eduardo dos Santos.

 

Há, porém,  sinais de que a Presidência da República esteja interessada em alterar o quadro. A evidencia desta  vontade dos responsáveis da PR, em dar outra dinâmica  ao GTI, esta reflectida no  reajustes  de distribuição de  tarefas  que se verificou   há poucas semanas atrás. Um funcionário da PR, Kelson Paulo Rangel Guilherme foi nomeado para chefiar o Departamento de Administração de Redes e Segurança deste  Gabinete de Tecnologias de Informação.

 

Um outro técnico, Osório Zacarias Amaro Diogo foi também nomeado  para o cargo de Chefe de Departamento de Serviços Técnicos e Help Desk do Gabinete de Tecnologias de Informação da Secretaria Geral do Presidente da República. Osório  Diogo respondia antes  pela Secção de Análise e Restauro de Documentos do Centro de Documentação e Informação desta mesma  Secretaria.