Zaire - Discurso de abertura da campanha eleitoral de ALy Mango, ao cargo de Secretário-Geral da JURA, proferido na Província do Zaire. Kiambote Kiénu encangu a Zaire!

Sua Excelência Secretário Provincial do Partido no Zaire e Deputado a Assembleia Nacional

Excelência Secretário Provincial da JURA Distintos Quadros do Partido e Convidados Minhas senhoras e meus senhores!

É com elevada consideração que neste momento solene aqui na poderosa Provincia do Rei Nzinga-a-Nkuwu, que em nome do colectivo da campanha e do meu próprio, exprimo a merecida vénia pela vossa presença e desde já aproveito estender os meus cumprimentos revolucionários.

Muito Boa Tarde a Todos!

Compatriotas!

Angola nossa terra nossa mãe, sem a qual não temos mais nada; com surperfície de 1.246.700 km2 e uma população estimada em 20 milhões de habitantes, segunda maior produtora de petróleo em África, com uma media de 4 milhões de barris por dia, mesmo que o regime insiste em 2 milhões de barris por dia, um lençol invejável de diamente, ouro, cobre, prata, mercúrio, urânio e sobre tudo uma potencial riqueza humana, entregue à deriva e ao despreso. O povo é pobre mas os dirigentes são ricos e deambulam com pastas de dolares nas mãos, em competicões bilhonárias com países mais industrializados e desenvolividos do mundo.

O regime do eng. Jose Eduardo dos Santos, presidente da república, golpeou a nação inteira, o prório MPLA e subverteu a constituição magna.

Do tatalitarismo do poeta mortal, implantou o autoritarismo do arquitecto da fome, do desemprego, da ganância, roubo, nepotismo, da malária, da Sida, da sinistralidade rodoviária, da incompetência, da imoralidade, do alcoolismo e da desestruturação total das famílias.



YEYEYE, YEYEYE, quando eu for a dizer, quem é que subverteu a CUCA da pomba da liberdade pela CUCA da bebedeira e da morte?

É O REGIME NO PODER.

Quem é que forma politicos corruptos com barrigas mais grandes que todo o povo angolano?

É O REGIME NO PODER

Quem é o arquitecto de maltratos e morte nos Hospitais?

É O REGIME NO PODER.

Quem é o responsavel pela a mal qualidade do ensino em Angola? É O REGIME NO PODER.

A vida dos homens na terra é?

A prática.

E a prática?

É o critério da verdade.

Caríssimos irmãos!

A desgovernação é o critério da verdade do Regime no poder.

População do Zaire!

Patriarcas do Reino do Congo!

Aqueles que substituiram Rei Nzinga-a-Nkuwu por Joao I°, Mvémba-Nzínga por Afonso 1, Nkanga-a-Mvemba por Pedro I° e tantos outros que nos legaram este poderoso reino, continuam a pilhar o pretóleo desta pátria para os seus bolsos, relegando o povo do Zaire em especial e o povo angolano em geral, na penumbra do desemprego e da miséria.

 

Excelências,

Juventude da minha herença comum Minhas senhoras, meus senhores!

Inspirados pela sabedoria de Nzinga a Nkuwu, Nkimpa Vita, a bravura da rainha Nzinga Mbande, Ekuikui, Madume, Mwachiava, pelo patriotismo e abnegação de avo Loth Malheiro Savimbi, do saudoso Dr. JONAS SAVIMBI, o cientista Jeremias Chitunda, eng. Sebastião Dembo, eng. Salupeto Pena, gen. Mango Alicerces, Eliseu Chimbili, MFulupinga NLandu Victor, Holden Roberto, o poeta Dr. Agostinho Neto, Nito Alves, Chendovova, gen. Ben Ben, Samuímbila, kafundanga, Monteiro, Bufalo Bill, Mario Vatuva, de milhares dos tumulos de soldados desconhecidos, de viúvas e orfãos, de mutilados de guerra, das mamas Zungueiras e os nossos pais antigos combatentes e veteranos dessa pátria;

Que a nossa candidatura escolheu a Província do Zaire (O REINO DO CONGO e BERÇO DO PODER AFRICANO), para proceder o lançamento oficial da sua campanha eleitoral para o cargo de Secretario-Geral da JURA, no seu III congresso ordinario.

Viemos até aqui para nos juntarmos ao color político da UNITA nesta província, ao clamor dos jovens que lutam a busca do direito social negado pelo regime no poder, e nos transformarmos em um instrumento de luta politica para criar transformacoes profundas no sistema politico vigente e repor a legalidade institucional.

A JURA tem de mover-se como ar, que atráves de acções modernas penetre em toda sociedade, para tal proposemo-nos a passar em frente e defender as seguintes linhas de pensamento para a JURA.

- Resgatar o conceito de braço de apoio a direcção do - Organização e acção

- Mobilização e responsabilidade política

- Modernidade, eficiência e Coesão

- Sociedade e Religiosidade - Formação e competência

Partido

 

Cada etapa de luta, exige um pensamento político adequado;

Ensinou o nosso mestre, o profeta político do nosso tempo o arquitecto da democaracia o saudoso Dr. Savimbi que, “a organização é a base de acção”, todo o sucesso depende do esforço investido na definição nos promenores.

A organização pressupõe a definição uma estrura social, composta de homens e mulheres competentes, visionários politicamente esclarecidos, disponíveis e comprometidos a assumirem com consciência patriótica as responsabilidades conferidas, e interpretar na prática a linha idealógica do Partido com fidelidade.

Agora JURA!

Braço de apoio a direcção do partido.

A organização pressupõe políticas claras, inteligência, arte, criatividade, metodologias científicas flexíveis e praticáveis.

O rigor investido no promenor da organização traduz-se em acção prática e em critério da verdade; maximizar os esforços, racionalizar os meios dispeníveis e antigir objectivos preconizados.

Agora JURA!

Organização e Acção.

Para atingir os nossos objectivos, precisamos de ideais políticas claras.

É preciso tirar a Juventude da sonolência, da frouxidão, da inoperatividade, da apaticidade, ignorância política e tranformar a sua frustração em instrumento de mobilização total, capaz de matrealizar as mudanças profundas no sistema político e econômico vigente no País.

É preciso políticas atraentes que, por meio da sua acção movimentem os quadros e as largas massas da Juventude, criem meios de trabalhos, facilitem a dinâmica da mobilização e acção política dos quadros ao nível das residências, ruas, secretariados dos comitês locais, municipais, provinciais e nacionais.

Como princípio fundamental da nossa luta, os quadros devem ser mantidos no interior do país, para lutar junto com o povo, partilhar as dificuldades para cimentar o sentimento patriótico cumum e conhecer com profundidade e amplitude o sofrimento do povo.

Mais sociedade civil, mais religiosidade, mais ciência, mais cultura, mais cidadania, mais disciplina, trabalho e responsabilidade.

O nosso comprimisso é com Mwangai, com a UNITA, com a JURA e com todo o povo Angolano.

“Assumamos este compromisso de honra com fé, coragem e determinação.

A história nos recompensará”.

“Dirigir nao é um previlégio, é sim um dever para aquele que se decide agir bem.” Dr. Savimbi

AGORA JURA BRAÇO DE APOIO A DIRECÇÃO DO PARTIDO AGORA JURA ORGANIZAÇÃO E ACÇÃO

AGORA JURA MAIS MODERNA E VIGILANTE

Que Deus ricamente nos abençoe. Tutóndele (Obrigado)