Lisboa - As autoridades norte-americanas terão detido há três semanas atrás, o empresário angolano Santos Bikuku por alegada tentativa de entrar em seu território com avultadas quantias monetárias fora do circuito bancário e de origem duvidosa.

Fonte: Club-k.net

Em Angola, as autoridades locais são descritas como estando a gerir o assunto no maior dos sigilos visto que o empresário é próximo ao regime, sobretudo a administração do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e ao Governo Provincial da Lunda-Sul.

Há informações (não confirmadas) de que Santos Bikuku estaria a viajar com a quantia de cerca de 6 milhões de dólares norte-americanos, transportados numa aeronave privada de fabrico russo e que estaria ao serviço de um gestor bancário nacional, cuja confiança lhe é merecedora.  

Nas movimentações que as autoridades angolanas estariam a proceder para a sua soltura, há considerações no sentido de justificar a polícia americana que Bikuku transportava a referida quantia a fim de efectuar pagamentos para prestação de serviço da sua aeronave, que se encontra em solo americano.

Santos Bikuku é presidente da Associação de Futebol da Lunda-Sul, sua terra natal, e em algumas vezes já foi apresentado como doador do Progresso do Sambizanga. Em Abril de 2010 ofereceu a esta equipa de futebol um mini-autocarro, avaliado em 50 mil dólares e um cheque com o mesmo valor.

O seu nome é associado as vezes em extravagâncias como aconteceu em Novembro de 2013, ao ser acusado de agressão contra um funcionário dos serviços aduaneiros do aeroporto internacional “4 de Fevereiro”, em Luanda, no momento em que ele e a sua caravana desportiva recusavam a passar as malas no “Raio X”, para uma revista rotineira.

Na altura, o agredido João Miguel encaminhou o caso a secção da Direcção Nacionalidade de Investigação Criminal, junto ao aeroporto tendo o caso resultado em nada e o empresário foi  ordenado a seguir  viagem.