Luanda - As autoridades sanitárias angolanas vão realizar em Setembro uma campanha de vacinação contra o sarampo, doença que em 2013 causou mais de 300 óbitos, de acordo com dados consultados pela agência Lusa e citados pelo Diário Digital.

Fonte: Lusa/Diário Digital

Em Fevereiro deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu Angola na lista de países que ainda registam surtos epidémicos de sarampo, com 4.458 casos notificados em 2012, depois da República Democrática do Congo (72.029), Burkina Faso (7.362) e Nigéria (6.447).

Dados estatísticos do Ministério da Saúde de Angola, a que a Lusa teve acesso, dão conta que aquele país lusófono registou em 2013 um total de 15.632 casos, que resultaram em 305 óbitos.
As províncias do Uíge, norte do país, com 2.874 casos, e a do Bié com 2.385 casos foram as mais afectadas.

Uma nota de imprensa do Ministério da Saúde de Angola distribuída hoje refere que a campanha nacional de vacinação terá lugar entre os dias 1 e 17 de Setembro, no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário 2012/2025.

O documento refere ainda que vão ser vacinadas, em três fases, crianças dos seis meses aos nove anos.

A primeira etapa vai abranger áreas urbanas - escolas, creches e orfanatos - a segunda as áreas rurais, sendo a terceira fase realizada em zonas onde a cobertura for menor a 95 por cento nas duas primeiras etapas.

O Plano Estratégico de Eliminação do Sarampo 2014-2020 do Ministério da Saúde angolano prevê o reforço da vacinação de rotina e manuseamento correto dos casos de sarampo, campanhas nacionais, a introdução da segunda dose de vacinação contra a doença no calendário nacional de vacinação de rotina e vigilância epidemiológica activa do sarampo.