Ottawa - O embaixador de Angola no Canadá, Agostinho Tavares, reuniu sexta-feira com os bolseiros angolanos a frequentarem cursos ligados ao ramo dos petróleos no Instituto Tecnológico do Sul de Alberta (SAIT), localizado na cidade petrolífera de Calgary, província de Alberta, para se inteirar do programa de ensino e das suas condições.

Fonte: Angop

Após constatar, durante a visita em algumas repartições a instituição, equipadas com equipamentos modernos similares aos usados nos centros de produção e tratamento de petróleo e gás, o diplomata salientou que o SAIT tem excelentes condições que devem ser aproveitadas.

Agostinho Tavares encorajou os estudantes a engajarem-se com afinco nos estudos, de modos a atingirem o máximo rendimento para poderem contribuir para o engrandecimento do país, bem como para a sua realização pessoal e profissional.

O diplomata manifestou a disponibilidade da Missão Diplomática em prestar o apoio necessário com vista a inserção dos estudantes na comunidade angolana ai residente, bem como na assistência consular para a actualização da sua documentação.

Durante o encontro o diplomata apresentou o presidente da comunidade angolana na localidade, Lucas José, tendo assegurado que poderão contar com o apoio da Embaixada de Angola e da comunidade angolana residente em Calgary.

Em representação dos estudantes, Caetano Sobrinho agradeceu a amabilidade do embaixador que se deslocou a Calgary para se inteirar das suas condições académicas e social. Explicou que a instituição dispõe de meios propícios para uma boa aprendizagem.


Caetano Sobrinho afirmou que a qualidade de ensino é excelente e, apesar da dificuldade inicial com a língua e adaptação ao clima bastante frio, têm se empenhado ao máximo para poder servir o país e no futuro melhorar as condições de vida das suas familias.

Encontram-se em formação técnico-profissional no SAIT 100 bolseiros das companhias petrolíferas da Esso e Chevron, inscritos nos cursos de produção, mecânica, electrónica e instrumentação, cuja graduação esta prevista para Dezembro do corrente ano.

A direcção do SAIT, presente no encontro, agradeceu a visita do embaixador que, segundo afirmaram, serviu de encorajamento e incentivo aos estudantes angolanos.