Luanda - Duzentas e sessenta mil crianças menores de cinco anos poderão ser vacinadas contra todas as patologias pertencentes ao programa de imunização da Direcção Provincial de Saúde de Luanda (DPSL), até ao final do presente ano, disse hoje, terça-feira, em Luanda, a directora provincial deste sector, Rosa Bessa.

Fonte: Angop

A informação da responsável foi transmitida durante o acto de abertura do I Encontro de Imunização de Luanda, a decorrer na escola técnica de saúde, sob o lema “Vamos intensificar a vacinação de rota em Luanda”, tendo afirmado terem sido já vacinadas, até a data, 100 mil crianças.

Segundo Rosa Bessa, a capital do país teve uma cobertura vacinal de 83 por cento em 2003, ao contrário dos 71 em 2012 e não regista casos de poliomielite desde o ano 2010.

A médica anunciou para o mês de Setembro a realização de uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo, onde se pretende imunizar cerca de dois milhões de crianças, com idades compreendidas entre os seis meses e menores de 10 anos, cuja meta será atingir os 95 por cento de cobertura.

Disse que no mês de Agosto vai se proceder ao lançamento da campanha de vacinação rotavirus, durante a qual se perspectiva beneficiar 90 mil crianças.

O I encontro de Imunização de Luanda está, entre outro temas, a informar sobre a situação da vacinação de rotina, as campanhas e a vigilância das doenças imunopreveniveis na capital, orientar o grau de implementação da vacina contra rotavírus e a situação da vacina Pneumo – 13.

É igualmente objectivo do encontro, sensibilizar sobre a implementação da campanha nacional contra o sarampo, fase preparatória.

Fazem parte do programa de imunização da Direcção Provincial de Saúde de Luanda as vacinas BCG e polio, rotavirus, penta, pneumo 13, sarampo, febre-amarela e administração da vitamina A.

Participam no encontro, representantes municipais, distritais, bem como responsáveis das unidades hospitalares públicas e privadas, parceiros como a OMS, UNICEF e a cooperação cubana.


Ministro da Saúde quer famílias comprometidas com a vacinação dos filhos

O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, apelou, terça-feira em Luanda, às famílias a levarem as suas crianças para a vacinação, por formas a imunizá-las contra várias patologias e desta forma garantirem um futuro saudável.

O governante fez este pronunciamento durante a sessão de abertura do I Encontro de Imunização de Luanda, que tem como objectivo informar sobre a situação da vacinação de rotina, as campanhas e a vigilância das doenças imunopreveniveis na capital.

De acordo com o ministro, é importante que as famílias levem as crianças à vacina, por formas a valorizar o empenho do Executivo com os gastos em medicamentos e sobretudo para que se acautele um futuro risonho ao país.

“Não poderemos atingir os objectivos preconizados se as famílias não levarem as crianças para serem imunizadas”, afirmou.

Disse que os profissionais devem ganhar a confiança das famílias e estas terem a consciência sobre as vantagens da vacinação, bem como treinar os profissionais sobre a importância da utilização das boas práticas de vacinação e da utilização da cadeia de frio.

De acordo com José Van-Dúnem, é importante envolver-se o maior número possível de pessoas em causas que tenham a ver com crianças, para se atingir os objectivos de desenvolvimento do milénio, como a redução da mortalidade infantil e infanto-juvenil.

Os participantes vão debater três painéis:"situação da cobertura vacinal e introdução das novas vacinas”, “Eliminação do sarampo” e “relatos, experiências de serviços”.

Participam no encontro, representantes municipais, distritais, bem como dirigentes das unidades hospitalares públicas e privadas e parceiros como a OMS, UNICEF e a cooperação cubana.