Lunda Norte – Cerca de 49 técnicos de saúde que prestam serviços ao Centro de Saúde de Kapenda Kamulemba, localizado no município com o mesmo nome, província de Lunda Norte, encontram-se de braços cruzados – desde quinta-feira, 17 de Julho do corrente – em protesto ao incumprimento de “contrato salarial” acordado entre administração municipal e estes, no último mês de Março.

Fonte: Club-k.net
Os enfermeiros grevistas dizem estar cansados de inúmeras promessas da direcção municipal de Saúde,  coordenada por Estêvão Joaquim Alberto, uma vez que se encontram há mais de cinco meses sem salários.

“Na semana passada o senhor Estêvão nos informou que dos cinco meses de salários que nos devem, a administração municipal só se prontificou em pagar um mês por falta de verbas”, contou um dos grevistas ao Club-K.

Está informação, de acordo com a fonte, originou um clima de tensão no seio dos profissionais de saúde que, de imediato, suspenderam todas actividades que vinham exercendo. “Nós decidimos parar com as nossas actividades porque não concordamos com está injustiça. Por isso, exigimos que administração municipal nos pague na totalidade os cinco meses de salários que nos devem”, instou.

Os “homens da seringa” almejam simplesmente que a parte contraente cumpra com os acordos. “Nós já solicitamos uma audiência com o senhor administrador municipal, Pedro Blair, para esclarecemos está questão, mas infelizmente até agora ainda não fomos recebidos”, revelou, assegurando que “só voltaremos a desempenhar as funções quando nos pagarem na totalidade os nossos salários".

De salientar que, todos os enfermeiros do Centro de Saúde de Kapenda Kamulemba recebem mensalmente de administração municipal [ao invés da direcção municipal de Saúde] um salário de 36 mil kwanzas.