Longonjo - Um bebé de 11 meses de idade foi morto à pancada nesta quarta-feira, 23, no município do Longonjo, província do Huambo, pelo próprio pai, de 18 anos de idade, que já se encontra detido pela Polícia Nacional.

Fonte: Angop
O homicídio aconteceu na aldeia Chissoco, quando o pai do menor esbofeteou o filho que se encontrava a chorar, ao invés de o consolar.

Ao ser apresentado à imprensa, o mesmo assumiu a autoria do crime, tendo-se mostrado arrependido pelo acto, alegando não ter espancado o bebé com finalidade de o matar.

Consternada com o triste acontecimento, a coordenadora municipal da rede de protecção e promoção dos direitos da criança no Longonjo, Isabel Jepele Afonso, aconselhou a sociedade e as famílias a mudarem de comportamentos para com as crianças.

“São comportamentos bastante negativos, apelamos a sociedade e famílias a prestarem mais atenção aos menores. Os adultos devem, antes de praticarem qualquer acto, medir as consequências”, manifestou.

Este é o segundo caso do género que ocorre este ano no município do Longonjo, sendo que no mês passado um cidadão de 28 anos matou a paulada o filho de seis anos de idade, por este ter retirado feijão para comer na panela de uma vizinha.

De realçar que no dia 18 de Julho, um menor de quadro anos de idade foi encontrado morto num contentor no Bairro do São Pedro, junto ao mercado do "ferro", arredores da cidade do Huambo, onde, de acordo com os sinais, foi trancado juntamente com uma menina de cinco anos, filha de um vizinho, encontrada com vida, mas inconsciente.

Em declarações à imprensa, o pai do menor, Salvador Camutali, disse que os crianças estavam a ser procuradas há três dias, sendo que foram encontradas no referido contentor, onde os país guardam o fardo que comercializam, pertença de um vizinho, com os membros inferiores e superiores amarrados e as bocas com fita-cola.

“As crianças estavam a brincar no bairro quando foram raptadas, e, em função do desaparecimento, suspendemos as vendas, mas ao abrirmos hoje encontrámo-las no meio da roupa", explicou laconicamente.

No entanto, a Polícia Nacional deteve, preventivamente,  o vizinho e dono do contentor, para ser interrogado. Cidadãos, chocados com o acontecimento, pediram que justiça seja feita para que crimes do género sejam combatidos, de modo, a se valorizar a vida.