Joanesburgo - O Núcleo de Estudantes Angolanos na Vaal Universidade Tecnológica (NEA-VUT). Agradeceu este final de semana as entidades angolanas em nome da toda a comunidade estudantil residentes na África do Sul , pelo acompanhamento que têm prestado a esta comunidade.

Fonte: Club-k.net

O encontro que foi organizado em Joanesburgo pela direcção da NEA- VUT e contou com a presença de entidades angolanas e estudantes das mais diversas instituições académicas na África do Sul, como: (UJ) Universidade de Joanesburgo, (VUT) Vaal Universidade Tecnológica, (WITS) watersrand Joanesburgo, (UNISA) Universidade da África do Sul, (UTC) Universidade Tecnológica de Capetown, (TUT) Tshwane Universidade Tecnológica etc.

O encontro teve inicio com o discurso de abertura proferido pelo cônsul de Angola em Joanesburgo Joaquim Duarte Pombo, em representação as entidades, ladeado pelo o presidente da comunidade dos angolanos na Africa do Sul, e outros lideres da comunidade.

Duarte Pombo, fez uma breve explanação sobre o trabalho das entidades, tendo porém aconselhado os estudantes nos seguintes aspectos; dedicação aos estudos, conduta exemplar abstenção as drogas etc.

Entretantos; Alberto Augusto, o presidente cessante do núcleo dos estudantes na VAAL, (Cidade Universitária á 80km de JHB),  por sua vez expressou o seu agradecimento aos presentes, disse que uma das maiores dificuldades no meio da comunidade de estudantes e o acompanhamento por parte de alguns encarregados de educação.

Alberto Augusto falou também da urgente necessidade de núcleos de estudantes angolanos em outros campos, grupos de estudos, e passagem de testemunho, aos recém-chegados, pelo que ouve também trocas de ideias nos aspectos relacionados as politica estudantis, a importância formação académica nas Universidades da África do Sul etc. O encontro culminou de acordo com a agenda de trabalho sendo textemunho de dois estudantes finalistas e entrega de dois objectos simbólicos aos representantes da Embaixada e dos Consulados, o ato de entrega foi feito pelo recem eleito presidente da comunidade dos angolanos na África do Sul, Sr. Adão José Queta, e o pelo presidente cessante do núcleo de estudantes na VAAL, jovem Aberto Augusto.

35% DA FORÇA DE TRABALHO DAS EMPRESAS DO SECTOR PETROLIFERO E MINAS EM ANGOLA SÃO ESTUDANTES PROVINIENTES DA ÁFRICA DO SUL, NAMIBIA E ZIMBABWÉ.

A África do sul, Namíbia e Zimbabwe nos últimos anos têm se tornado campo favorito de várias empresas de recrutamento de estudantes finalistas angolanos.

Sendo que muitas delas já optaram em constituir escritórios nestes países pelo que contam também no grupo destas empresas, com mais ênfase, as do ramo petrolífero, minas, e indústria automobilística, como é o caso da Toyota de Angola que faz varias vezes recrutamento em Joanesburgo.

Segundo relatos de alguns grupos de recrutamento: Alunos que saíram da África do Sul têm quase 35% de força de trabalho nas empresas do sector petrolífero e 12% nas empresas do sector mineiro.